Wellbeing Awards premiaram boas práticas de bem-estar

Os Wellbeing Awards premiaram as boas práticas de bem-estar nas organizações em seis categorias diferentes. No total foram entregues 10 prémios que procuram destacar ações e programas desenvolvidos pelas organizações que promovem o bem-estar, a saúde e a felicidade dos seus colaboradores.

Na gala de entrega dos galardões, que se realizou a 8 de junho no Museu da Eletricidade, em Lisboa, Nuno Abreu, diretor da área de HR Solutions da Aon Portugal, afirmou: «A Aon juntou-se a esta iniciativa como apoio oficial desde o primeiro momento, porque simboliza o compromisso da organização na promoção do bem-estar dos colaboradores e está alinhada com o seu propósito na gestão e na promoção de programas de saúde e bem-estar das empresas aos seus colaboradores. Este é um projeto que muito nos orgulha e mostra como as empresas estão alinhadas com este tema tão importante para o crescimento e o desenvolvimento das próprias empresas.»

Ana Rita Gomes, administradora da Multicare, também parceira oficial do evento, assinalou por sua vez: «Estes prémios não poderiam ser mais oportunos e estão totalmente alinhados com o pilar estratégico de prevenção da Multicare. Acreditamos que os Wellbeing Awards dão visibilidade às empresas que já se distinguem nas suas políticas de saúde e bem-estar, e têm um efeito catalisador nestas e noutras as organizações para irem mais longe neste domínio.»

Com mais de 100 candidaturas recebidas de empresas dos mais variados sectores de atividade, os vencedores dos Wellbeing Awards na categoria Healthiest Company,prémio para a organização com colaboradores mais saudáveis, foram: Untile, empresas até 250 colaboradores; SAP Portugal, empresas entre 251 e 1.000 colaboradores; e Celfocus, empresas com mais de 1.000 colaboradores. Na categoria Best Wellbeing Program,oprémio para o melhor programa de qualidade de vida e bem-estar corporativo, os vencedores foram Xerox Portugal, empresas até 250 colaboradores, Randstad, empresas entre 251 e 1.000 colaboradores, e EDP Energias de Portugal, empresas com mais de 1.000 colaboradores. Foram também atribuídas menções honrosas nesta categoria a Novo Nordisk Portugal e Lipor, empresas até 250 colaboradores, REN e Vieira de Almeida, empresas entre 251 e 1.000 colaboradores, e Nestlé Portugal e Jerónimo Martins, empresas com mais de 1.000 colaboradores.

Foram também entregues quatro prémios adicionais que visam enaltecer as organizações que mais se destacaram na implementação de melhor estratégia de bem-estar físico, melhor estratégia de bem-estar mental/ emocional, melhor envolvimento e comunicação e melhor liderança e cultura de bem-estar. Na categoria Best Physical Wellbeing Strategy, Lipor foi a empresa vencedora, Novo Nordisk Portugal foi a empresa que recebeu o prémio em Best Mental/ Emotional Wellbeing Strategy, Nestlé Portugal foi a empresa galardoada na categoria de Best Engagement and Communication e EDP Energias de Portugal foi a empresa distinguida em Best Leadership and Culture of Wellbeing. 

Tiago Santos, chief executive officer (CEO) da Workwell, partilhou: «Estou muito satisfeito com as participações que recebemos nesta primeira edição do Wellbeing Awards, o que comprova uma crescente preocupação das empresas em Portugal com o bem-estar dos colaboradores na cultura organizacional.»

Os Wellbeing Awards são uma iniciativa da Workwell, empresa especializada na implementação de programas de e bem-estar nas organizações, e da AGIS – Associação para a Gestão e Inovação em Saúde, associação que pretende contribuir para a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar das populações e dos cidadãos, nos seus diversos âmbitos e níveis.

A Aon e a Multicare são parceiros oficiais deste projeto, contando com o apoio científico da Universidade Europeia, o apoio institucional da Global Center for Healthy Workplaces, da GRACE – Empresas responsáveis, do Rep Circle, da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), do Fórum Saúde para o Século XXI e da HealthNews.

Mais informações sobre os Wellbeing Awards aqui.