«Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»
Cisco: líderes como motor da mudança

Em termos de gestão das pessoas na Cisco Portugal, a estratégia está em constante mudança e adaptação. Maria Kol, human resources country lead, partilha: «Com as equipas a trabalhar a partir de diferentes locais, estamos constantemente a repensar a forma como se reúnem para colaborar, inovar e apoiar-se mutuamente.»

Texto: Redação «human» Foto: DR

.

Empresa tecnológica global, a Cisco está presente em Portugal desde 1995, tendo vindo a fortalecer a sua presença de forma sustentada em relevantes áreas de negócio. Com mais de 700 colaboradores de 40 países, estabeleceu-se com a equipa de Vendas mas continua a crescer com a presença e a expansão de divisões globais de Operações, Vendas Virtuais e Customer Experience (CX).

Maria Kol (na foto), human resources country lead da Cisco Portugal, assinala que em termos de gestão das pessoas a estratégia está em constante mudança e adaptação. «Nos últimos dois anos fomos desafiados a revisitar as nossas práticas internas, de forma a acompanhar e motivar as nossas equipas. O paradigma atual tem exigido novas mentalidades, habilidades e compromissos dos nossos líderes e colaboradores. Com as equipas a trabalhar a partir de diferentes locais, estamos constantemente a repensar a forma como se reúnem para colaborar, inovar e apoiar-se mutuamente», explica, para logo prosseguir: «Implementámos recentemente uma política de trabalho híbrido que oferece aos nossos colaboradores flexibilidade geográfica de curto prazo, em que passam a poder trabalhar até 20 dias por ano fora do seu local de trabalho por motivos pessoais.»

A empresa continua a crescer em Portugal, e quer manter a relevância do polo que aqui criou, atraindo os melhores talentos do mercado. Maria Kol refere que procuram candidatos para todas as carreiras, mantendo o foco na importância da combinação entre competências técnicas e interpessoais. Em relação ao ano passado, têm mais 152 colaboradores, e vindos de diferentes partes do mundo. «Procuramos promover as nossas oportunidades ativamente de forma a encontrar a pessoa certa para o lugar certo, num ambiente que valoriza as pessoas e a tecnologia e que oferece diariamente, e a todos, a possibilidade de mudar o mundo», sintetiza.

Ainda a responsável: «Queremos pessoas que vivam de acordo com nossa cultura, ou seja, que ajam com dignidade, respeito, justiça e equidade em cada uma das suas interações, construindo uma cultura que permita à Cisco ser um catalisador para a mudança social. Diariamente procuramos criar uma relação de dar e receber, pedindo aos nossos colaboradores que assumam riscos ousados, inovem e colaborem, sempre com os nossos clientes e parceiros em mente.»

A Cisco procura também utilizar a tecnologia para transformar a maneira como o mundo dá resposta aos desafios ambientais. «Acreditamos que se formos inovadores e colaborativos temos uma oportunidade única para ajudar a sociedade a viver de forma ambientalmente sustentável», partilha Maria Kol, exemplificando: «Todos os anos a Cisco organiza a Earth Aware, uma campanha de consciencialização e voluntariado na qual incentivamos os nossos colaboradores a comprometer-se com viver de forma mais sustentável. Também oferecemos oportunidades para que se conectem entre si: a Cisco GreenHouse é uma plataforma de sustentabilidade que ajuda os nossos colaboradores a encontrar colegas em todo o mundo que desejam levar uma vida mais sustentável; e também criámos a Global Green Team Network, composta por equipas lideradas por colaboradores que trabalham para promover a sustentabilidade localmente.»

Considerando o ambiente dinâmico em que vivemos, na Cisco Portugal acredita-se que «os líderes são o verdadeiro motor de mudança junto das equipas», adianta ainda a responsável, para logo concluir. «Os líderes têm um importante papel a desempenhar na relevância do nosso polo, nas ligações entre colaboradores e no seu desenvolvimento.»

.

DADOS DA EMPRESA

Cisco Systems Portugal

Sede: Porto Salvo

Atividade: Tecnologias de informação

Número de colaboradores742

Média de idades: ND

Colaboradores com formação superior: ND

Salário médio: ND

Antiguidade média: ND

Site: www.cisco.com/c/pt_pt

Distinções: «Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal», do Great Place To Work Institute: 1º lugar nas empresas com 501 a 1.000 colaboradores (nos Prémios Sociais, distinguida na categoria «Culture For All») «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

.

NOTA: texto publicado na edição nº 137 da revista «human» (maio/ junho de 2022), no dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»