Novidades na Lavoratta
Para abraçar os dias mais longos e soalheiros

A Lavoratta acaba de lançar várias novidades para abraçar os dias mais longos e soalheiros. À ementa de almoço e jantar juntam-se agora um hambúrguer vegan, dois bagels e duas novas sangrias, e à bancada de gelados artesanais da casa três novos sabores frutados. Há ainda um novo menu de brunch, disponível todos os dias, e um novo menu de pequeno-almoço para saborear logo pela manhã.

Texto: Redação «human»

.

Situada em plena Rua Santa Catarina, no epicentro do comércio da Baixa Portuense, a Lavoratta funciona em horário alargado, desde o pequeno-almoço até ao jantar. À ementa do almoço ou jantar entra agora um novo hambúrger vegan – servido em bolo do caco, com hambúrguer de soja, tofu, guacamole, pickles de cebola roxa, alface iceberg – e dois bagels, de salmão – com salmão fumado, cream cheese e cebolinho – e de presunto – com presunto, mozzarella fresca, guacamole e pickles de cebola roxa.

Para refrescar a refeição, nada como acompanhá-la com uma das novas sangrias da casa – a de maracujá, mais tradicional, e a de maçã verde, sendo esta última com uma receita especial que diz a Lavoratta tratar-se de segredo da casa, mas que já ganhou adeptos. As sangrias estão disponíveis a jarro e a copo.

Aos gelados artesanais, produzidos 100% pela Lavoratta e várias vezes ao dia para garantir sempre a máxima frescura, juntam-se agora três novas receitas concebidas especialmente para a época. A inspiração está nos aromas do verão italiano com o limão, a laranja e o pêssego a ganharem destaque. O gelado de limão e lemon curd possui um travo alimonado ligeiramente ácido mas com nuances adocicadas do lemon curd e crocâncias de bolacha. O gelado de mascarpone com fiore de laranja, é um gelado delicado de sabor fresco com notas cítricas e pedaços de laranja cristalizados. Por último, o gelado de mascarpone com fusão de pêssego, a mais doce das novidades, é de sabor mais intenso e robusto. 

À secção de confeitaria, juntam-se também duas novidades que, como habitualmente, estão disponíveis à fatia ou por inteiro, mediante encomenda: a tarte de maracujá com chocolate negroe atarte de lima limão.

Há ainda um novo menu de brunch, mais leve e adaptado ao dia-a-dia, composto por panqueca com ovo e bacon, parfait de iogurte, pão e croissant com doce e manteiga, sumo do dia e cappuccino e ainda um novo menu de pequeno-almoço, composto por tosta mista, cookie caseira, sumo do dia e cappuccino. Ambos estão disponíveis todos os dias da semana, entre as 8H30 e as 17H00.

A Lavoratta está aberta todos os dias – de domingo a quarta das 8H30 às 22H00 e de quinta a sábado das 8H30 às 23H00 –, sendo pet friendly na esplanada. Aceita reservas (tel. 221 176 549) e, ao jantar, conta agora com serviço à mesa.

.

Lavoratta – Fábrica de Gelados Artesanais

A Lavoratta – Fábrica de Gelados Artesanais nasceu em abril de 2021, com quatro sócios: Pedro Aparício, José Roberto Bateira, Rui Ferreira e José Maria Bateira, todos com background no sector de restauração, confeitaria e pastelaria. Os gelados artesanais, produzidos localmente, são a masterpiece da casa, mas a oferta da carta estende-se a variações doces e salgadas de crepes e waffles. O espaço encontra-se situado na Rua de Santa Catarina (número 357), no Porto, em frente do Shopping Via Catarina, e conta mais de 50 lugares sentados distribuídos pelo interior, pela esplanada interior coberta e pelo deck interior descoberto com jardim vertical.