McDonald’s com novas fardas criadas e produzidas em Portugal

A McDonald’s Portugal apresentou novas fardas. Criadas e produzidas em Portugal, vestem os mais de 8.500 colaboradores dos 189 restaurantes da marca em Portugal. O projeto contou com a coordenação de Paulo Cravo em todo o processo de seleção das candidaturas, desenvolvimento e produção, bem como na preparação dos 11 colaboradores para o desfile de apresentação.

Com design português da autoria de Cátia Abreu e Melanie Melo – vencedoras do concurso lançado pela McDonald’s Portugal, em parceria com o CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal), destinado a jovens criadores nacionais e estudantes de design e de moda –, as novas fardas foram produzidas com tecidos nacionais pela empresa portuguesa HR Group, sediada em Mangualde, parceira da McDonald’s desde 2014 no fornecimento do fardamento dos colaboradores.

Para o arranque deste projeto foi primeiramente realizado um inquérito de satisfação aos colaboradores da McDonald’s sobre as fardas atuais e expectativas face às novas fardas. Foram considerados critérios como design, modernidade, conforto, identificação, entre outros. O resultado são propostas adaptadas a cada função nos restaurantes: funcionário, treinador, relações públicas e gerente. Para a estreia dos novos modelos, em junho de 2022, foram produzidas cerca de 77 mil peças, num investimento superior a um milhão e 200 mil euros.

O objetivo da McDonald’s é continuar a apostar em fardas que apresentem uma imagem moderna e contemporânea, em sintonia com os restaurantes da marca e com as atuais tendências de design e que sejam, em simultâneo, confortáveis e práticas de usar pelos mais de 8.500 colaboradores que todos os dias são os embaixadores da marca nos 189 restaurantes em Portugal.

As novas fardas foram apesentadas num evento no Restaurante McDonald’s do Campo Grande, no qual 11 colaboradores de diferentes restaurantes do país, selecionados a partir de um casting interno, desfilaram perante os convidados.

Sofia Mendoça, diretora de recursos humanos da McDonald’s Portugal, assinalou: «Consideramos essencial que os nossos colaboradores se sintam bem com o que vestem, não só no que diz respeito ao conforto e à funcionalidade, mas também do ponto de vista da identidade. É por isso, para nós, uma grande aposta atualizar as fardas dos nossos mais de 8.500 colaboradores em Portugal, reconhecendo a importância que estas peças têm no dia-a-dia da sua atividade e na forma como impactam a sua experiência na McDonald’s. Em simultâneo, este projeto reitera o nosso compromisso de reconhecer e promover o talento nacional, criando uma oportunidade para os jovens designers de moda darem a conhecer o seu trabalho.»