«Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»
Takeda: melhorar a vida das pessoas

«Na Takeda estamos sempre atentos ao mercado», afirma Rebeca Cabello, human resources business partner with Portugal responsibility, «e fazemo-lo valorizando pessoas que tenham o mesmo propósito da companhia e os mesmos valores: ajudar a vida das pessoas com doenças e melhorar o mundo, e que no momento da tomada de decisão pensem que a ordem natural da Takeda éPatient – Trust – Reputation – Business. De resto, que sejam excelentes pessoas e profissionais empenhados. O resto das skills vem com o desenvolvimento de treino específico.»

Texto: Redação «human» Foto: DR

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Empresa biofarmacêutica com destaque global e 240 anos de história, a Takeda está sediada no Japão e guia-se pelos valores do Takedaísmo: Integridade, Justiça, Honestidade e Perseverança. Presente em 80 países, tem 31 fábricas e três centros de investigação espalhados pelo mundo e atualmente cerca de 47 mil colaboradores, sendo considerada TOP Employer em 38 desses países. Em Portugal, foca os seus esforços de inovação e acesso nas áreas de Oncologia, Gastrenterologia, Hematologia Rara & Terapias Derivadas do Plasma, Doenças Raras Genéticas e Angioedema Hereditário.

Rebeca Cabello (na foto, ao centro), human resources business partner with Portugal responsibility da empresa, afirma que «os imperativos que norteiam a Takeda são três: Doentes, Pessoas e Planeta», e explica: «Ambicionamos construir um futuro onde todas as pessoas com doenças têm investigação dedicada a permitir-lhes um melhor futuro e acesso à melhor inovação que lhes permita ter melhor qualidade de vida. E sabemos que isto só é possível com parcerias e com o envolvimento e a participação de todos. Somos uma companhia centrada em melhorar a vida das nossas pessoas, para que estas se foquem no propósito de melhorar a saúde e a vida das pessoas com doenças.»

Na empresa, prossegue a responsável, trabalha-se em parceria e estreita colaboração com as pessoas – «para sabermos o que precisam para serem as melhores naquilo que fazem e se sentirem plenas, realizadas e felizes no trabalho e em casa». Mais: «O nosso foco desde há 240 anos está centrado nas nossas pessoas. A pandemia trouxe-nos políticas ainda mais flexíveis e ferramentas ainda mais digitais, mas na realidade nós já tínhamos por exemplo a política de dois dias por semana em trabalho remoto. Neste momento, estamos a implementar o nosso modelo híbrido de trabalho que consiste numa combinação de interações presenciais, nos escritórios da Takeda ou com os stakeholders, acompanhadas de interações na modalidade virtual. Este modelo é baseado em confiança e flexibilidade, elementos-chave do nosso novo modelo. E os princípios que estão na sua base são: criar um ambiente sustentável, diverso e inclusivo; maximizar a agilidade, a colaboração, a produtividade e a eficiência; viver os valores, a cultura e a conexão; confiar nas nossas pessoas e que vão encontrar o seu equilíbrio; atrair e desenvolver as nossas pessoas.»

São várias as práticas ligadas a recursos humanos implementadas nos últimos tempos. Rebeca Cabello destaca: «Desenvolvemos o nosso portal People Resource Hub, que concentra numa única plataforma tudo o que diz respeito às nossas pessoas. Mas também outras práticas mais diretas: o tempo de desconexão em que a companhia impulsiona as suas pessoas a se desligarem do trabalho e a se focarem nos interesses pessoais (família, hobbies); práticas de well-being e workshops que ajudam as nossas pessoas com exercício físico, hábitos alimentares; práticas de mindfullness e formas de trabalho ágeis que ajudem a desmontar a complexidade dos processos, entre muitas outras, algumas mais personalizadas às necessidades individuais de cada uma das nossas pessoas. Temos também desenvolvido práticas e ferramentas que ajudam as nossas pessoas a terem controlo sobre o seu próprio desenvolvimento, um dos principiais objetivos da área de Recursos Humanos.»

«Na Takeda estamos sempre atentos ao mercado», afirma ainda a responsável, «e fazemo-lo valorizando pessoas que tenham o mesmo propósito da companhia e os mesmos valores: ajudar a vida das pessoas com doenças e melhorar o mundo, e que no momento da tomada de decisão pensem que a ordem natural da Takeda éPatient – Trust – Reputation – Business. De resto, que sejam excelentes pessoas e profissionais empenhados. O resto das skills vem com o desenvolvimento de treino específico.»

No que diz respeito às questões como a mobilidade e a sustentabilidade, explica Rebeca Cabello, «sempre olhámos para eles como naturais à companhia, porque além dos imperativo Pessoas e Doentes, a Takeda rege-se pelo imperativo Planeta». Ou seja: «Sabemos hoje que não existe uma saúde plena desprovida do tema ambiente. Como uma das companhias mais antigas do mundo, temos uma preocupação clara com a saúde do planeta.Em relação à mobilidade, a companhia tem uma clara aposta no desenvolvimento interno e na mobilidade das suas pessoas. A título de exemplo, já exportámos três pessoas para a equipa global no último ano. Mais uma vez refiro, se é uma ambição e uma necessidade identificada pelas nossas pessoas, nós fazemos acontecer.»

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DADOS DA EMPRESA

Takeda Farmacêuticos Portugal

Sede: Paço de Arcos

Atividade: Indústria farmacêutica

Número de colaboradores: 44 (32 mulheres, 12 homens)

Média de idades: 40 anos

Colaboradores com formação superior: 100%

Salário médio: ND

Antiguidade média: 6 anos

Site: www.takeda.com/pt-pt

Distinções: «Top Employers», do Top Employers Institute: integra o ranking/ «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

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NOTA: texto publicado na edição nº 137 da revista «human» (maio/ junho de 2022), no dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»