«Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»
NTT DATA Portugal: desenhar o futuro pela inovação

Margarida Calado, head of people da NTT DATA Portugal, assinala que a empresa pretende contratar cerca de 500 pessoas durante o presente ano civil, a maior parte delas fora da Grande Lisboa e dos grandes centros urbanos, no âmbito do plano de expansão territorial em curso.

Texto: Redação «human» Foto: DR

.

A NTT DATA é uma consultora de negócios e tecnologia, multinacional, que procura transformar a atividade das organizações através da inovação e da tecnologia. Tem cerca de 140.000 colaboradores distribuídos por mais de 50 países e é considerada a sexta maior empresa de serviços de TI (tecnologias de informação) do mundo, pela Gartner.  Margarida Calado, head of people em Portugal, assinala que estão no país há mais de 20 anos, tendo «atualmente a operação mais de 1.400 consultores empenhados em inovar em sectores de atividade tão distintos como banca, seguros, utilities, saúde, indústria e administração pública». 

A responsável deixa a perspetiva, falando do cenário pós-pandemia, de que «as pessoas continuam a estar no centro da estratégia de desenvolvimento de negócio da empresa, na medida em que a captação e o desenvolvimento dos melhores talentos é que permitem alimentar a inovação e o crescimento sustentado e continuado que tem marcado a evolução da atividade em Portugal». Nesse sentido, «e atendendo àquilo que são as necessidades e as motivações dos colaboradores, foi implementado um modelo de trabalho dinâmico, híbrido e flexível, assente na confiança e no compromisso de cada colaborador», refere Margarida Calado, acrescentando: «Reforçámos a nossa oferta de benefícios flexíveis para ir ao encontro deste registo de trabalho em mobilidade, e temos dedicado particular atenção ao bem-estar, à saúde mental e ao equilíbrio da vida profissional e da vida pessoal dos nossos colaboradores, com a disponibilização de um conjunto de serviços de apoio, que proporcionam às pessoas a tranquilidade necessária para que possam alcançar o seu pleno potencial connosco.»

A estratégia de gestão das pessoas teve de ser adaptada ao contexto, «porque as pessoas passaram a trabalhar e a colaborar tanto em presencial como em remoto, o que trouxe novos desafios do ponto de vista de contacto, de aculturação/ promoção da cultura empresarial, gestão de equipas e, naturalmente, de recrutamento», partilha ainda Margarida Calado. E frisa: «Ultrapassámos tudo isto com mais empatia, mais compromisso e novos modelos de comunicação, centrados nas pessoas e na relevância do conteúdo, tendo por base as melhores soluções de tecnologia em contexto de trabalho colaborativo.»  Recentemente, foi implementado um conjunto de iniciativas na área de desenvolvimento dos colaboradores, iniciativas focadas na personalização e na democratização da aprendizagem, que se materializam na criação de planos individuais de formação, atribuição de licenças Udemy Business para todos os colaboradores e também na disponibilização de formação em idiomas.

A NTT DATA pretende contratar para Portugal cerca de 500 pessoas durante o presente ano civil, a maior parte delas fora da Grande Lisboa e dos grandes centros urbanos, no âmbito do plano de expansão territorial em curso e que prevê a criação de 15 hubs de conhecimento especializado, de norte a sul e do litoral ao interior do país. Aliás, cinco desses hubs já estão em atividade, nas cidades de Braga, Castelo Branco, Coimbra e Porto (dois), ora focados em tecnologias, ora em sectores de atividade específicos. Por exemplo, o hub de Braga é especializado em soluções clínicas, enquanto o de Coimbra é focado em tecnologia Salesforce. A empresa valoriza pessoas positivas, curiosas, autênticas, que tenham um profundo respeito pelas outras, pela diferença, e que valorizem o trabalho em equipa, o equilíbrio e o desenvolvimento profissional. Adicionalmente, procura pessoas apaixonadas por tecnologia e que ambicionam desenhar o futuro pela inovação.

Margarida Calado deixa uma última partilha, «numa altura em que o planeta está em transformação», salientando que «a NTT DATA Portugal tem consciência da sua responsabilidade e do seu compromisso para com a sociedade». Ou seja: «A sustentabilidade em todas as suas dimensões – económica, social e ambiental – é parte integrante da nossa estratégia, desde sempre. A nível internacional, foram definidos seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável prioritários, que localmente convergem em quatro pilares de intervenção: Crescimento Económico, Inclusão, Educação e Ambiente, que estão muito presentes na atividade do nosso dia-a-dia, nas iniciativas e nos projetos de inovação que desenvolvemos e no critério que usamos para apoiar iniciativas e organizações.»

.

DADOS DA EMPRESA

NTT DATA Portugal

Sede: Lisboa

Atividade: Consultoria de negócio e tecnologia

Número de colaboradores: 1.400

Média de idades: 31anos

Colaboradores com formação superior: 95%

Salário médio: ND

Antiguidade média: ND

Site: https://pt.nttdata.com

Distinções: «Top Employers», do Top Employers Institute: integra o ranking; «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

.

NOTA: texto publicado na edição nº 137 da revista «human» (maio/ junho de 2022), no dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»