Apresentação do livro Gestão de Empresas com Pessoas a Bordo

O livro Gestão de Empresas com Pessoas a Bordo, coordenado por Pedro Ramos e Vasco Ribeiro, vai ser apresentado na próxima quarta-feira, dia 8 de junho, pelas 17H30, na Fundação AIP, em Lisboa. O livro é publicado pela Editora d’Ideias.

Gestão de Empresas com Pessoas a Bordo trata da atual centralidade do papel das pessoas nas empresas. Vai ser apresentado pelo presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, num evento que contará com a participação dos coautores, Maria João Martins, managing partner da My Change, e Nelson Ferreira Pires, chief executive officer (CEO) da Jaba Recordati.

De temas mais estruturantes e densos aos temas mais soft, esta nova centralidade do papel das pessoas nas empresas não é mais do que assumir que as mudanças se fazem com elas e que as transformações são sempre primeiro «humanizadas e humanizáveis» antes de serem tecnológicas, e que a resiliência, a empatia, a cooperação e a gestão «analógica» dos colaboradores já não são suficientes para fazer crescer o negócio das empresas.

Aprender, desenvolver, errar, agilizar, criar, mobilizar e reconhecer são hoje mais do que palavras «de ordem», são os segredos mais bem guardados das empresas, defende-se na obra agora publicada.

Pedro Ramos, doutorado em Economia de Empresa e mestre em Sociologia do Emprego, tem 28 anos de trajetória profissional enquanto diretor de recursos humanos e capital humano em diferentes empresas de vários sectores de atividade. Autor e cocoordenador de várias obras, speaker internacional e docente universitário nas áreas de Gestão, Gestão de Recursos Humanos e Liderança, é atualmente CEO da KEEPTALENT Portugal, empresa de consultoria de gestão e gestão de pessoas, e presidente da Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG). O coordenador da obra recebeu ainda, ao longo da sua carreira, vários prémios e várias distinções, destacando-se o Prémio Carreira em Gestão de Pessoas, em 2019, e o Prémio de Personalidade Lusófono de Gestão de Pessoas, em 2021.

Vasco Ribeiro, doutorado em Ciências Empresariais, na especialidade de Marketing, e doutorado em Turismo, é professor coordenador no ISLA Santarém, responsável por vários programas de MBA nas áreas de gestão e diretor de curso da licenciatura em Gestão Turística e da licenciatura em Gestão Comercial do ISLA Santarém. O coordenador do livro é ainda consultor de empresas e speaker internacional nas áreas de Gestão, Marketing, Turismo, Etiqueta e Protocolo a Nível Empresarial. Para além de Gestão de Empresas com Pessoas a Bordo, conta com mais duas obras publicadas: Etiqueta & Protocolo na Hotelaria de Luxo e Etiqueta Moderna.