Rumos Consulting colabora com Turismo de Portugal

A nova Intranet Corporativa do Turismo de Portugal foi desenvolvida pela Rumos Consulting com base em Microsoft 365 (através da utilização do SharePoint Online, Teams e a Power Platform) e Microsoft Azure e tem-se revelado uma plataforma estratégica de trabalho, ao melhorar o nível de produtividade e impulsionar a inovação e a criatividade, ao mesmo tempo que reforça a comunicação interna e a colaboração, o que fortalece em simultâneo a identidade e a cultura corporativa.

Trata-se de uma plataforma digital, responsive, multi-device e fácil de usar, utilizada não só em Portugal pelos colaboradores do Turismo de Portugal, as Escolas de Turismo e os Serviços de Inspeção dos Jogos, mas também no estrangeiro, na rede internacional de Equipas de Turismo, evidenciando a sua importância além-fronteiras. Ainda que organizados de forma descentralizada, toda a informação e documentação útil das suas várias estruturas passa a estar centralizada num só lugar.

Num ambiente digital e intuitivo, é possível ter uma visão global do instituto, conhecendo-se todos os detalhes da informação de gestão, ao mesmo tempo que se consulta indicadores de desempenho e outros relacionados com o turismo.

A estrutura organizacional é dada a conhecer na forma de organogramas e cada equipa e a sua atividade é apresentada numa área individual, existindo igualmente uma área de acesso ao Programa CresceRH, a plataforma de mobilidade interna. Com o objetivo de conduzir a uma cultura de colaboração e engagement, o Turismo de Portugaldesenvolve ainda um amplo leque de iniciativas a pensar nos seus colaboradores.

Por sua vez, benefícios e protocolos estabelecidos com outras entidades são atualizados a todo o momento na área de colaboração.

No que respeita à comunicação sobre a organização, a área notícias e novidades apresenta em tempo real os comunicados e notícias de interesse turístico, bem como os comunicados internos, cuja estrutura inclui textos, imagens e conteúdos multimédia. A área dos eventos dá a conhecer as iniciativas que direta ou indiretamente se relacionam com a atividade do Turismo de Portugal. As publicações nas redes sociais da marca e das escolas também têm visibilidade na Intranet e funcionalidades como partilharou guardar um artigo ou endereço permitem aceder a esse conteúdo mais tarde.

De modo a facilitar a coordenação e a cooperação, a Intranet disponibiliza ainda de forma direta e fácil plataformas e ferramentas utilizadas no dia-a-dia dos colaboradores, bem como a disponibilização de documentação diversa onde se incluem modelos e formulários, para além de uma área de acessos rápidos. Destaque para a funcionalidade de pesquisa, implementada com base no Microsoft Search, que permite pesquisar toda a tipologia de documentos, pessoas e demais conteúdos.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, referiu: «A nova Intranet Colaborativa do Turismo de Portugal, em especial numa fase em que o trabalho remoto é uma realidade, veio fazer toda a diferença no quotidiano do instituto, assumindo-se com uma verdadeira plataforma digital de trabalho e de partilha. Permitiu igualmente melhorar a comunicação, aproximando e reunindo todos os colaboradores em torno da missão do Turismo de Portugal e simultaneamente, divulgar os inúmeros projetos em que estamos envolvidos nas diversas áreas. Com a sua vasta experiência no desenvolvimento de ferramentas similares para organizações reconhecidas de diversas áreas, a Rumos surgiu como o parceiro ideal para este ambicioso projeto.»
Já David da Silva Rosa, manager da área de Modern Workplace & Apps da Rumos Consulting, assinalou: «O desafio proposto pelo Turismo de Portugal à Rumos Consulting para construção de uma Intranet Corporativa, enquanto poderosa plataforma de transformação digital e de comunicação, traduziu-se num projeto aliciante e desafiador, ao ser caracterizado pela implementação de soluções inovadoras, capazes de darem resposta a uma organização descentralizada presente não só em Portugal, mas também no estrangeiro. A nova Intranet Corporativa do Turismo de Portugal revelou ser um caso de enorme sucesso corporativo, ao permitir a gestão centralizada de toda a informação e documentação num só lugar, ao aproximar as diferentes estruturas, com ganhos notáveis ao nível da aprendizagem e partilha de conhecimento e ao promover uma maior e melhor comunicação e colaboração intra e inter-equipas, o que teve um impacto direto ao nível na inovação e da criatividade dentro da organização. Em nome da Rumos Consulting, sinto-me bastante honrado por contribuir para o desenvolvimento deste projeto estratégico, capaz de revolucionar a comunicação, colaboração e produtividade, fazendo desta plataforma o principal canal de comunicação interna da empresa.»