Presidente da APESPE-RH eleito vice-presidente da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal

O presidente da APESPE-RH, Afonso Carvalho (na foto), tomou posse como vice-presidente da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (CCP) no final do mês de abril. A cerimónia, realizada no Salão Macau da Fundação Oriente, em Lisboa, oficializou o resultado das eleições para os Órgãos Sociais da CCP realizadas a 12 de abril, que definem o novo mandato para 2022-2025.

No mandato anterior, que vigorou de 2018-2021, Afonso Carvalho já assumia a posição de vogal na Direção da CCP, composta até então por 19 membros: um presidente, nove vice-presidentes e nove vogais. O presidente da CCP, João Vieira Lopes, foi reeleito para o cargo, renovando o mandato.

«A APESPE-RH trabalha, desde sempre, de forma muito próxima com a Confederação de Comércio e Serviços de Portugal. Partilhamos objetivos no que diz respeito ao setor privado de emprego, trabalho e recursos humanos. Desta forma, é uma honra para a associação integrar um cargo de relevância nesta entidade, como é o caso da vice-presidência, no sentido de traçarmos juntos o caminho certo nestes próximos quatro anos», referiu Afonso Carvalho.

A nova Direção da CCP, encabeçada pelo presidente João Vieira Lopes, assume como principais objetivos afirmar o papel dos serviços na construção de um modelo económico de valor acrescentado, potenciar a digitalização das empresas com acesso a fundos europeus e dinamizar o sector do comércio na economia portuguesa. Estes objetivos assentam em diversos eixos de atuação, que incluem um projeto de Pacto Social para o crescimento, o reforço da competitividade, os novos desafios da guerra na Europa, entre outros.

A CCP representa mais de uma centena de entidades associativas e empresariais do sector terciário, que congregam mais de 200 mil empresários, pequenas e médias empresas (PMEs) e grandes empresas, sendo uma das principais confederações nacionais. Os novos Corpos Sociais resultam de uma atualização dos estatutos, que integram o Comércio Local, o Comércio Sectorial, os Serviços aos Consumidores e os Serviços às Empresas.

A APESPE-RH é a Associação das Empresas do Sector Privado de Emprego e de Recursos Humanos.