Alunos do Ensino Profissional com vagas exclusivas no IPS

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) tem a decorrer, até ao próximo dia 3 de junho, o período de candidaturas às provas locais no âmbito do Concurso Especial para alunos do Ensino Profissional e Artístico.

 Iniciada há dois anos, esta nova forma de acesso ao Ensino Superior abrange todos os titulares de cursos de Dupla Titulação de Ensino Secundário e de Cursos Artísticos Especializados, permitindo que possam concorrer às licenciaturas, mediante a realização de uma prova local sem ter de realizar os exames nacionais.

As provas realizam-se nas instituições de Ensino Superior onde são lecionados os cursos pretendidos, dentro da mesma rede de instituições de Ensino Superior, sendo que o IPS está inserido na Rede Sul e Ilhas, juntamente com os politécnicos de Beja, Portalegre e Santarém, as universidades do Algarve, da Madeira, de Évora e do Açores e, ainda, as escolas superiores de Hotelaria e Turismo do Estoril e Náutica Infante D. Henrique.

Para 2022/2023, o IPS oferece vagas para um total de 28 licenciaturas, tanto em regime diurno como em pós-laboral e noturno, em áreas tão diversas como Engenharias e Tecnologias, Saúde, Ciências Empresariais, Desporto, Ciências Sociais e Educação.

Recorde-se que o propósito deste concurso é contribuir para uma maior igualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior, ao submeter os candidatos a uma prova mais adequada para avaliar as matérias lecionadas nos cursos do Ensino Profissional e Artístico.

 As provas têm lugar a 24 de junho, estando a publicação de resultados prevista para o dia 8 de julho.

 Após obter aprovação, cada candidato pode concorrer à licenciatura desejada através do portal da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) em calendário a definir.

Para esclarecerimento de dúvidas, os candidatos poderão assistir a duas sessões on,line, através da plataforma Microsoft Teams, nos próximos dias 11 e 23 de maio, entre as 17H30 e as 19H00.

Mais informações aqui.