CI&T anuncia Miguel Frasquilho como managing director para o sul da Europa

A CI&T, consultora tecnológica global especialista em transformação digital de ponta, anunciou a nomeação de Miguel Frasquilho como managing director para o sul da Europa.

Nesta nova posição, o executivo irá focar-se no desenvolvimento do negócio da empresa e na transformação digital dos seus clientes europeus. Com alcance global, a CI&T apoia clientes multinacionais em todo o mundo – sendo o mercado europeu o segundo maior mercado digital do mundo – e acredita que, dentro em pouco, todas as empresas serão digitais/ tecnológicas. Nesse sentido, a contratação de Miguel Frasquilho é vista como uma mais-valia relevante para auxiliar esta transformação.

Com uma carreira de mais de 30 anos, com forte exposição internacional e vários cargos executivos e não-executivos (em empresas, Governo e Parlamento), Miguel Frasquilho aporta a sua vasta experiência e conhecimento em diferentes áreas, das quais se destacam a internacionalização da economia, a captação de investimento estrangeiro, as finanças e a aviação, tendo contribuído ativamente para o sucesso das organizações a que esteve associado.

O executivo é licenciado em Economia pela Católica Lisbon School of Business & Economics e mestre em Teoria Económica pela Nova School of Business & Economics. Ao longo da sua carreira, exerceu também funções como docente nas duas instituições. Foi secretário de Estado do Tesouro e das Finanças no XV Governo Constitucional e deputado à Assembleia da República. Da sua vasta experiência empresarial, destacam-se ainda os cargos de managing director no Departamento de Research do Banco Espírito Santo, de presidente da AICEP e de presidente do Conselho de Administração da TAP Air Portugal.

Atualmente, a par das responsabilidades enquanto managing director da CI&T para o sul da Europa, Miguel Frasquilho continua a exercer funções não executivas em alguns conselhos estratégicos/ consultivos. A nível profissional, descreve-se como um trabalhador incansável, perfecionista, bastante quantitativo (gostando que os números suportem as suas análises e os seus raciocínios) e particularmente motivado para contribuir para o desenvolvimento do nosso país. Já a nível pessoal, assume uma paixão pela música, que o acompanha em todos os momentos, tendo mesmo tocado piano durante 30 anos; por praticar desporto e assistir a eventos desportivos, em particular futebol e os seus clubes do coração, Sporting Clube de Portugal e Vitória de Setúbal; pela literatura e pelo cinema; por viajar e contactar com novas realidades e culturas; e, naturalmente, por dedicar tempo à sua família e aos amigos.

«É para mim um privilégio enorme integrar como executivo a família CI&T e ajudar a empresa neste desafio europeu. A CI&T tem uma história fantástica de 27 anos, comprovada pelo sucesso do IPO que ocorreu em novembro último na NYSE, possui uma equipa fantástica em todos os níveis profissionais e irá, estou certo, ajudar a transformar digitalmente várias empresas e grupos empresariais europeus, ajudando-os a crescer e a criar riqueza. Estou muito motivado por poder abraçar este desafio, em conjunto com toda a equipa», afirmou Miguel Frasquilho.

Por sua vez, Solange Sobral, partner e EMEA (Europa, Médio Oriente e África) executive vice president da CI&T, referiu: «Estamos entusiasmados com a integração de Miguel Frasquilho na nossa equipa e muito felizes por podermos contar com o seu apoio na consecução dos nossos objetivos. A sua experiência e o seu conhecimento nas mais diversas áreas vão, certamente, permitir-nos expandir ainda mais as nossas operações na Europa Meridional.»