IPS candidata-se a financiamento para alojamento estudantil

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) passou à segunda fase de seleção de candidaturas no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), com três projetos de construção/ renovação/ ampliação de residências para estudantes, em Setúbal, Barreiro e Sines. 

O IPS está assim entre as 154 manifestações de interesse selecionadas para admissão à fase 2, de um total de 201 submetidas, preparando-se para avançar formalmente com as três candidaturas a financiamento, através de propostas mais detalhadas e aperfeiçoadas de acordo com as recomendações do painel independente responsável pela avaliação.

No que toca à Residência de Estudantes de Santiago, nas imediações do campus de Setúbal do IPS, está prevista a renovação do edifício existente e a sua ampliação, uma intervenção com conclusão prevista até fevereiro de 2025 e que resultará em 85 camas adicionais, perfazendo um total de 379 vagas de alojamento.

Para servir a população estudantil da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/ IPS), o IPS candidata-se a financiamento para uma construção nova em terreno cedido pelo município, com capacidade para 50 camas.

O IPS prevê ainda uma terceira construção de raiz, em terreno cedido pela Câmara Municipal de Sines e que pretende servir os estudantes da nova escola superior a erigir no Alentejo Litoral, disponibilizando vagas de alojamento para 45 estudantes. Estima-se que os novos equipamentos no Barreiro e em Sines possam começar a ser ocupados a partir de dezembro de 2023.

O investimento total previsto para a execução dos três projetos é da ordem dos nove milhões de euros.

O reforço financeiro do PNAES através do PRR tem por objetivo disponibilizar 15 mil novas camas em alojamentos para estudantes do ensino superior até ao primeiro trimestre de 2026, e inclui um montante inicial previsto de 375 milhões de euros, gerido e executado pela Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação, com o apoio, na análise de candidaturas, de um painel de alto nível.

.

Nota: na imagem, Residência de Estudantes de Santiago (Setúbal).

Scroll to Top