Para celebrar o Dia Internacional das Florestas
Navigator oferece árvores ao Dino Parque

Muitos são os cheiros que vêm da floresta. Como tal, nos dias 26 e 27 de março, o «Dá a Mão à Floresta», um projeto lúdico-educativo da The Navigator Company, dedicado a crianças dos quatro aos 10 anos, apresenta alguns destes aromas aos visitantes do Dino Parque, na Lourinhã, numa experiência marcada por uma forte componente sensorial.

Texto: Redação «human»

.

A iniciativa «Cheiros de Floresta» insere-se no âmbito das atividades que o parque temático, dedicado à história dos dinossauros, vai oferecer aos visitantes para assinalar e comemorar a sua semana do ambiente.

Além de poderem cheirar, imaginar e aprender sobre alguns dos muitos aromas que encontramos nas florestas portuguesas, ou que usamos no nosso dia-a-dia, os mais novos podem explorar e conhecer os muitos benefícios que as árvores nos proporcionam e levar para casa os seus cheiros preferidos, num saquinho de pano aromatizado.

No espaço do «Dá a Mão à Floresta» no Dino Parque, os mais novos poderão também realizar várias atividades em papel, relacionadas com a floresta e a proteção do ambiente. A revista «Dá a Mão à Floresta» será oferecida a todas as crianças do evento.

A presença no Dino Parque é uma das várias atividades desenvolvidas pelo projeto «Dá a Mão à Floresta», no âmbito do Dia Internacional das Florestas, que têm como principal objetivo sensibilizar o público infantojuvenil para a necessidade de proteger e valorizar a floresta nacional.

.

Plantação de árvores no Dino Parque

Além dos «Cheiros de Floresta» e da história dos dinossauros, será realizada uma plantação de árvores no Dino Parque, doadas pela The Navigator Company, através dos seus Viveiros Aliança. Esta iniciativa realiza-se no dia 21 de março, como forma de celebrar o Dia Internacional das Florestas.

Entre as árvores a plantar encontram-se espécies como o cedro-do-buçaco, o medronheiro ou o carvalho, que vão reforçar a área florestal deste parque ao ar livre.

Trata-se de mais um contributo da Navigator para sensibilizar as camadas mais jovens para a necessidade de proteção da floresta e da sua biodiversidade. De salientar que, atualmente, nas florestas sob gestão da The Navigator Company estão identificadas 241 espécies de fauna e 800 espécies e subespécies de flora. Todas são alvo de monitorização regular, sobretudo aquelas com estatuto de conservação «em perigo». Além disso, 4.162 hectares da área de floresta gerida pela Navigator estão classificados como habitats protegidos pela Rede Natura 2000.

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue, soluções sustentáveis de packaging e bioenergia, cuja atividade se encontra alicerçada em fábricas de última geração à escala mundial, com tecnologia de ponta. É reconhecida como uma referência de qualidade no sector em todo o mundo.