Filme de Laura Gonçalves
«O Homem do Lixo» selecionado para dois importantes festivais

O mais recente filme de Laura Gonçalves vai estar em competição em dois dos mais importantes festivais de animação mundiais.

Texto: Redação «human»

.

Depois de revelada a estreia nacional na Monstra – Lisbon Animated Film Festival, que decorre até dia 27 de março, «O Homem do Lixo» foi anunciado nas competições do Animafest Zagreb e do Festival International du Film d’Animation d’Annecy.

Integrado na competição de curtas-metragens e em estreia internacional, o mais recente filme de Laura Gonçalves, foi selecionado para o Animafest Zagreb, festival croata a decorrer entre 6 e 11 de junho. Também a concorrer em competição, o Festival International du Film d’Animation d’Annecy integrou «O Homem do Lixo» na sua seleção oficial. O festival francês decorrerá entre 13 e 18 de junho. A estreia nacional do filme da cineasta portuguesa tem data marcada para dia 24 de março, durante a Monstra, no Cinema São Jorge.

«O Homem do Lixo» foi produzido pelo BAP – Animation Studio e conta com a distribuição da Agência da Curta Metragem. 

A história que se conta resume-se assim: Numa tarde quente de agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de «lixo» que transformava num verdadeiro tesouro.

Laura Gonçalves concluiu o curso de Arte e Multimedia na Faculdade de Belas Artes, em Lisboa, em 2009 e entrou no mundo da animação como arte finalista e animadora no estúdio Sardinha em Lata. Em 2012 realizou a sua primeira curta de animação, «Três Semanas em Dezembro», concluindo o Mestrado de Animação na Arts University Bournemouth. Em 2013 mudou-se para o Porto, onde começou a trabalhar na produtora Bando à Parte, como animadora e pintora. Em 2015 correalizou a curta «Nossa Senhora da Apresentação», com Abi Feijó, Alice Guimarães e Daniela Duarte, produção Curtas Metragens CRL. Em 2016 correalizou com Alexandra Ramires (Xá), a curta de animação «Água Mole». De momento, trabalha na Cooperativa BAP Animation Studio, da qual é um dos membros fundadores, onde realizou a sua mais recente curta de animação, «O Homem do Lixo», com produção Bando à Parte.​​

Vídeo abaixo.