Angariação de fundos de apoio humanitário à Ucrânia

O Santander em Portugal, juntamente com a Cruz Vermelha Portuguesa, disponibilizou uma conta bancária para a angariação de fundos de apoio humanitário à Ucrânia. Os donativos podem ser enviados através de transferência bancária para o IBAN PT50 0018 0008 02474889020 33.

Neste âmbito, o Santander desenvolveu também outras medidas de apoio à Ucrânia, as quais passam pela isenção da comissão da conta de serviços mínimos bancários durante um período de 12 meses para cidadãos ucranianos que venham para Portugal e abram uma conta no Santander Portugal até final de 2022, e pela isenção, até ao final do corrente ano, das comissões de transferências permitidas de/ para o país Ucrânia.

Por outro lado, fica também disponível uma linha telefónica de apoio ao cliente em idioma ucraniano, que tem como principal objetivo apoiar pessoas que não dominam a língua portuguesa e tenham assim condições de comunicar com o banco e explicarem as suas necessidades. Esta linha telefónica – Santander Apoia Ucrânia – tem o número 217 807 176 (custo de chamada fixa) e funciona das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00 nos dias úteis.

Adicionalmente, para ajudar na resposta à crise humanitária, o Grupo Santander fez um donativo de um milhão de euros à Cruz Vermelha Internacional (International Federation Red Cross – IFRC) e à Agência das Nações Unidas de apoio ao Refugiado (ACNUR), que estão a prestar uma ajuda vital aos refugiados ucranianos. Tal como já está disponível para Portugal, também os clientes e os colaboradores de outras localizações do banco na Europa terão a oportunidade de fazer os seus próprios donativos. O Santander irá igualar os donativos dos seus colaboradores.