Multinacional farmacêutica Theramex vai reforçar presença em Portugal

A Theramex, empresa de âmbito global especializada na área da saúde feminina, com especial enfoque sobre contraceção, menopausa, osteoporose e fertilidade, reforça aposta em Portugal, um mercado que considera fundamental para a estratégia de crescimento. O mercado português da saúde feminina representa aproximadamente 120 milhões de euros e a Theramex pretende reforçar o leque de soluções disponibilizadas à população feminina no país.

A presença da Theramex em Portugal tem sido gerida numa ótica ibérica integrada, a partir de Madrid, por Javier Carpintero, diretor geral para Espanha Portugal. Assim, a estratégia de reforço da presença da marca em Portugal contempla um investimento estimado de 10 milhões de euros, a abertura de escritórios em Lisboa e no Porto nos próximos dois anos, bem como a criação de entre 60 a 100 postos de trabalho diretos e indiretos. Até 2026, a farmacêutica prevê alcançar uma faturação anual de 15 milhões de euros.

Adicionalmente, a Theramex pretende construir uma equipa de vendas com capacidade de cobertura de todo o país, com o objetivo de alcançar mais de 200 hospitais, cerca de 3.000 especialistas portugueses (como das áreas de ginecologia, reumatologia e traumatologia) e mais de 3.000 farmácias.

Javier Carpintero sublinha: «Dada a vocação global da Theramex, entendemos que Portugal é um país com forte capacidade para atrair e reter talento, considerando a qualidade da formação dos seus profissionais, o bilinguismo tão característico e a qualidade de vida proporcionada pelo país.»

Em Portugal, o segmento de fertilidade está avaliado em 12 a 13 milhões de euros, o da contraceção em 50 milhões de euros, o da menopausa em 10 milhões de euros e o da osteoporose em 50 milhões de euros. A Theramex estima que os segmentos da menopausa e da osteoporose venham a registar um crescimento de dois dígitos em Portugal, considerando o ritmo acelerado de envelhecimento da população nacional.

Para o mercado português, a empresa não descarta a possibilidade do estabelecimento de parcerias nem aquisições, sempre com o objetivo de reforçar a sua presença no país.