Primeiro coworking português integrado num centro comercial

O Avila Spaces inaugurou, de forma oficial, um novo conceito de espaços de trabalho em Lisboa, no centro comercial Atrium Saldanha. Pela primeira vez em Portugal, é criada uma verdadeira «cidade em miniatura» – o Avila Work City. Aqui, os coworkers podem ter acesso a um conjunto integrado de serviços num só espaço: lojas de tecnologia, papelarias, livrarias, lojas de roupa e espaço de restauração.

Em soft opening desde o início de 2022, o Avila Work City já é um sucesso: está com uma ocupação de 80% de postos de trabalho em cowork e foi nomeado os South Europe Startup Awards e para o Prémio Nacional do Imobiliário 2022. Nos próximos meses, está previsto um conjunto de iniciativas para dinamizar o ecossistema de empresas e lojas do edifício: palestras, eventos de networking, miniconcertos, exposições, entre outros.

No Avila Work City, as empresas encontram o complemento para os modelos híbridos de trabalho: é possível arrendar salas de reunião ao dia (desde 13 euros/ hora), para juntar equipas dispersas geograficamente ou subscrever memberships para colaboradores ou freelancers (a partir de 200 euros/ mês) poderem usar o espaço de cowork para fugir ao isolamento do home office.

O Avila Work City fica no segundo piso do Atrium Saldanha, num open space de 640 metros quadrados com vista para a Praça Duque de Saldanha e a Avenida Fontes Pereira de Melo. Aí, é recriado o conceito vencedor do Avila Spaces, com área de lounge, zonas de trabalho individuais e colaborativas, salas de reunião, boots para chamadas telefónicas, copa e uma novidade: uma zona de apresentações, com um anfiteatro, preparada para eventos empresariais ou lançamento de produtos. Um dos destaques é a sala Work City, um «aquário» em vidro, completamente insonorizada, «suspensa» sobre a galeria comercial do Atrium Saldanha.

«O Avila é o espaço de trabalho mais premiado de Portugal inaugura agora um conceito pioneiro e inovador em Portugal que vai marcar uma nova era e elevar a fasquia no mercado», garante Carlos Gonçalves, chief executive officer (CEO) do Avila Spaces. «Acreditamos que o conceito de Work City vem dar uma nova dinâmica ao edifício, e o feedback dos clientes tem sido fantástico e superou todas as expectativas. Surpreendentemente, temos tido uma grande procura por parte de empresas de grande e pequena dimensão, que estão a integrar o cowork nos seus modelos híbridos de trabalho. Com a pandemia, o cowork deixou de ser um exclusivo das startups e dos freelancers», revela Carlos Gonçalves.

Por sua vez, Eugénia Martins, diretora comercial do Atrium Saldanha, lembra a mais-valia do Avila Work City para o centro comercial: «Este projeto vem dar uma nova dinâmica ao Atrium Saldanha, provando que nos conseguimos reinventar com a pandemia. Com esta nova oferta de espaços de trabalho flexíveis, reforçamos o nosso posicionamento premium e inovador no mercado dos centros comerciais e dos escritórios em Portugal».

O evento de inauguração do Avila Work City contou com a presença de Armando Martins, presidente do conselho de administração da Imosal SA (parceira do Avila Spaces no projeto) e de representantes de várias entidades ligadas ao sector do empreendedorismo e da cultura da cidade de Lisboa, com destaque para Diogo Moura, vereador da Cultura, Educação, Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa.