Novo livro de Martin Cruz Smith
O regresso de Arkady Renko

É o novo livro de Martin Cruz Smith na série Arkady Renko. O autor é um dos grandes nomes do thriller, com foco na atmosfera da Guerra Fria e no pós-URSS. O Dilema Siberiano, que a Bertrand publica neste início de ano, pode ler-se autonomamente, apesar de integrar uma série.

Texto: Redação «human»

.

Em O Dilema Siberiano, que a Bertrand publica neste início de ano, Arkady Renko é agora uma figura incómoda na Rússia de Putin e neste thriller vamos na sua companhia até aos meandros da política sombria do Kremlin – e de homens incrivelmente ricos e poderosos, cujas intenções se regem pelo secretismo. Tatiana Petrovna, jornalista de investigação, está embrenhada numa nova reportagem. Arkady Renko, o lendário investigador moscovita, e amante de Tatiana, não tem notícias dela desde que partiu há já mais de um mês. E quando não a vê chegar no comboio previsto tem a certeza de que algo se passa, ou não estivessem os inimigos de Tatiana dispostos a tudo para a silenciar.

Desde as margens do Lago Baical até Chita, no coração da Dauria russa, Arkady vai colhendo os elementos que permitem desvendar o alvo da investigação de Tatiana: Mikhail Kuznetsov, dissidente político e o novo delfim do petróleo, um homem agora de regresso a casa e em ascensão – o único capaz de fazer sombra a Vladimir Putin. Embora Kuznetsov aparente ser o candidato perfeito para combater a corrupção que mina o Kremlin, a sua reputação sofre um rude golpe quando Boris Benz, seu sócio e melhor amigo, é descoberto sem vida. Numa terra de xamãs e noites gélidas, magnatas do petróleo do norte e monstros marinhos que se diz habitarem o lago mais profundo do planeta, Arkady Renko terá de se servir das suas melhores capacidades de investigação para resgatar Tatiana.