Efacec apoia o empoderamento feminino

A Efacec associou-se à Girl MOVE, a Academia de Liderança Grassroots, que recebeu a distinção do prémio UNESCO para a Educação de Raparigas e Mulheres 2021, que amplifica talento, promove a igualdade de género e que gera transformação sustentável.

Através da associação à Girl MOVE, a Efacec apoia mulheres moçambicanas na construção de um futuro melhor para Moçambique e para o mundo, potenciando talento e partilhando conhecimento e experiências. Simultaneamente, contribui para que jovens mulheres se tornem a nova geração de changemakers, através de um modelo de mentoria que vê cada mulher como uma possibilidade para mudar o mundo.

Neste âmbito, através do programa «Change», da Girl MOVE, que se destina a raparigas entre os 20 e os 30 anos, a Efacec recebeu Chelsea Marlen, uma jovem moçambicana que recebeu mentoria da empresa.

Neste projeto de mentoria, Chelsea, de 24 anos, conheceu as histórias de várias pessoas da Efacec. Viajou pelas várias áreas da gestão de pessoas, conhecendo os processos, os procedimentos e os desafios (por exemplo, Recrutamento e Seleção; Mast3r Academia; Relações Laborais; Saúde, Ambiente e Segurança) e participou em sessões de inspiração com vários profissionais da Efacec, trocando com eles, experiências e histórias.

Quando questionada sobre o motivo pelo qual se juntou a este projeto, Chelsea não hesitou, assinalando: «Sou mulher para liderar e transformar. Quando era pequena, ficava admirada ao ouvir falar de Josina Machel, que lutou contra o colonialismo e pelos direitos das mulheres. Eu sabia que queria deixar uma marca no mundo, tal e qual ela deixou. Embora muitas vezes me tivessem chamado louca, sempre soube que havia algo para transformar e gerar esperança.»

Anabela Magalhães, diretora da gestão de pessoas, referiu por sua vez: «Para a Efacec é um orgulho ser parte deste projeto e apoiar a construção da carreira desta jovem líder. Esperamos em 2022 poder integrar, de novo, este projeto, como uma iniciativa importante para a Efacec, na construção de uma perspetiva cada vez mais alargada do talento e da diversidade, bem como, importante para jovens como a Chelsea, exatamente na mesma medida, de provar um mundo maior, mais diverso e, por isso, mais rico em oportunidades e desafios.»

Comprometida com o empoderamento feminino, a Efacec continuará a integrar o projeto Girl MOVE e a apoiar jovens moçambicanas a desenhar um futuro melhor. Este projeto constitui mais uma aproximação da Efacec às comunidades moçambicanas, país onde está presente há mais de 20 anos e onde se encontra a executar o contrato de engenharia, aquisição e construção para a operação e manutenção da maior central de energia solar, que está a ser instalada em Moçambique.