A formação no contexto da transformação digital

Nas últimas duas décadas, grande número de organizações têm alavancado novas tecnologias para desbloquear a sua transformação digital. Os representantes das grandes empresas tecnológicas têm estado atentos a esta transformação, às suas tendências, a como a apoiar com as melhores soluções. 

Texto: Catarina João Morgado/ Ricardo Salvador Gaspar

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No panorama atual, catalisado pela pandemia de Covid-19, a tecnologia desempenha um papel ainda mais importante, tendo em conta que as organizações tiveram que se adaptar aos métodos de trabalho remoto e/ ou híbrido, que até à data eram considerados ainda tabu para muitos tipos de organizações.

Relacionado com esta mudança estão as adaptações humanas, pois existem personalidades diversificadas, que à partida poderão ser um entrave a uma fácil adaptação. Adicionalmente, as próprias empresas encontram-se a passar por uma adaptação à sua própria cultura. Aqui entra a tecnologia, que se tornou um meio de interoperabilidade entre pessoas e organizações.

A tecnologia por si só não consegue resolver todos estes problemas. Contudo, a formação dos colaboradores das organizações com ‘soft skills’, formas de abordar esta nova era de trabalho remoto, híbrido e as tecnologias que poderão ajudar durante todo este processo, poderá ser extremamente eficiente e os colaboradores das organizações irão rapidamente adaptar-se e viver em pleno esta nova era.

Na PwC decidimos massificar a formação em Data & Analytics com o propósito de colocarmos todos a falar a mesma linguagem e motivar as nossas pessoas a serem o motor da transformação, introduzindo melhorias na sua forma de trabalhar, eliminando redundâncias e adquirindo sensibilidade para as tarefas que podem ser feitas de modo mais célere. 

Este processo permite às organizações reformularem a sua cultura, que ficará mais flexível, robusta e preparada para o futuro. A tecnologia desempenha sempre um papel fundamental neste processo, bem como a formação e o acompanhamento do capital humano das organizações.

Será fundamental que as organizações continuem a investir na formação das suas pessoas, tendo em conta que a tecnologia irá continuar a evoluir e é necessário que os métodos de trabalho continuem alinhados com os avanços da mesma, para que seja possível um melhor resultado na operacionalização. 

A transformação que começamos por fazer internamente foi um dos ‘drivers’ para, cada vez, fazermos uma entrega aos nossos clientes alavancada pela tecnologia e lançarmos novos serviços. A título de exemplo, constituímos academias digitais no âmbito da iniciativa PwC’s Academy Digital Upskilling de modo a capacitar os nossos clientes de competências de análise de dados, assentes em Power Tools, as quais são ferramentas comumente existentes no pacote de ‘software’ adquirido pela maioria das empresas.

Estas iniciativas têm-nos mostrado que a mudança não é só tecnológica e humana… é uma mudança cultural e como todas as outras necessita de um suporte e acompanhamento constante, para que a transição seja rápida, robusta e eficiente.

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»»»» Catarina João Morgado é head da PwC’s Academy em Portugal, Angola e Cabo Verde/ Ricardo Salvador Gaspar é head da Microsoft Practice Lead & Labs