CUPRA by Paolo Pellegrin
Conduzir a mudança

O fotojornalista da prestigiada agência Magnum, Paolo Pellegrin, viajou pela Groenelândia para fotografar o CUPRA Formentor e-HYBRID em harmonia com a natureza. A colaboração entre a CUPRA e a Pellegrin, #DriveTheChange, visa tornar as alterações climáticas visíveis e sensibilizar para a importância da preservação do ambiente. Nas fotos de Pellegrin, o Formentor e-HYBRID reflete o poder e a fragilidade da natureza.

Texto: Redação «human»

.

A Gronelândia é um dos lugares mais extremos do planeta. É também onde o conceituado fotojornalista Paolo Pellegrin embarcou numa viagem a bordo do CUPRA Formentor e-HYBRID, captando com a sua câmara a interação do carro com as paisagens. Esta é #DriveTheChange («Conduzir a mudança»), em colaboração com a Agência Magnum para sensibilizar para a importância de preservar a natureza.

.

72ºN 40ºO

A Gronelândia é uma ilha de contrastes intensos. Com quase 80% da sua superfície coberta por gelo e temperaturas máximas que ultrapassam os 10ºC, apenas algumas zonas do litoral mostram a sua essência rochosa e a imensidão da tundra. A CUPRA e a Pellegrin escolheram este ambiente para tornar visível o impacto das alterações climáticas.

.

Uma perspetiva diferente

Para minimizar o seu impacto, Pellegrin foi acompanhado por uma pequena equipa e sacrificou a velocidade pela sustentabilidade, ao viajar pela Gronelândia num barco postal que já se encontrava na região. Durante a expedição, o fotógrafo retratou o poder do CUPRA Formentor e-HYBRID em consonância com este ambiente extremo. O carro funde-se com a natureza como reflexo do seu poder, bem como da sua fragilidade.

.

O método Pellegrin

Durante duas semanas de verão, a equipa viveu imersa na cultura local e teve a oportunidade de visitar diferentes aldeias na costa e o glaciar Kangerlussuaq, o maior no leste da ilha, de mão dadas com os nativos. A luz natural é a chave para o trabalho de Pellegrin, e ele foi capaz de a aproveitar ao máximo graças às 20 horas de sol por dia nos verões da Gronelândia. Isto permitiu-lhe dedicar mais tempo à ideia e realização das imagens, elaborando esboços detalhados antes de cada fotografia.

.

Foco na natureza

#DriveTheChange é uma forma de tornar as alterações climáticas visíveis e consciencializar para a importância de proteger a natureza, colocando o foco na mesma. Com a sua beleza e emoção latente, as fotografias instantâneas servem de apelo para tornar visível o impacto do aquecimento global, uma mensagem que concorda com o compromisso da CUPRA com a eletrificação.

.

A marca

A CUPRA é uma marca desafiante e longe da marca convencional, baseada no estilo apelativo e no desempenho contemporâneo, que inspira o mundo de Barcelona com veículos e experiências de última geração. Lançada em 2018 como uma marca independente, a CUPRA tem a sua própria sede corporativa e uma oficina de automóveis de competição nas instalações da Martorell (Barcelona), além de ter uma rede de pontos de venda especializados em todo o mundo.

Em 2020, a marca manteve a sua tendência positiva com um crescimento de 11% e 27.400 veículos vendidos, graças ao bom desempenho do CUPRA Ateca e do CUPRA Leon e à entrada no mercado do CUPRA Formentor, o primeiro modelo especificamente desenhado e desenvolvido para a marca. Em 2021, a CUPRA quer demonstrar que a eletrificação e o desportivismo são uma combinação perfeita com o lançamento das versões híbridas plug-in do CUPRA Formentor e o seu primeiro modelo 100% elétrico, o CUPRA Born. O CUPRA Tavascan será o segundo modelo totalmente elétrico da marca e chegará ao mercado em 2024.

Este ano, a CUPRA participará na competição off-road do SUV’s Electric Extreme E. Além disso, é o parceiro exclusivo de automóvel e mobilidade do FC Barcelona e o patrocinador premium do World Padel Tour. A Tribo CUPRA é composta por uma equipa de embaixadores que partilham os valores da marca, como o guarda-redes alemão Marc ter Stegen, a estrela em ascensão do futebol Ansu Fati, o ator de Hollywood Daniel Brühl, o piloto sueco Mattias Ekstrom e quatro dos melhores jogadores de padel do mundo, entre outros.