Diretamente do espaço
Novo espaço de brunch aterrou na Foz

O Área 55 acabou de abrir as suas portas na Foz do Porto com uma ementa galáctica e várias espacialidades. Há muitas panquecas e bowls, mas o destaque vai para a descoberta do Planeta dos Benedict Eggs, com recriações dignas da primeira viagem à Lua. E para dar as boas-vindas a bordo, o espaço conta ainda com a presença do Charlie Chaplin vestido de astronauta pelas mãos do artista plástico Mário Ferreira.

Texto: Redação «human»

.

O Área 55 rege-se pelas leis do brunch, mas traz várias «espacialidades» à ementa. Desde bowls frias a versões quentes, passando pelas panquecas e pelo pão, as opções não faltam para levar os clientes ao espaço. O conceito surgiu por intermédio de três amigos com experiência na restauração há mais 20 anos: Teresa Bianchi, Carlos Bravo e Sandra Bravo. Quanto ao nome, Área 55, foi inspirado na misteriosa Área 51 dos Estados Unidos, famosa pelas supostas aparições de extraterrestres.

Teresa Bianchi assinala: «O Área 55 pretende recriar o conceito de brunch com alguma irreverência num mote de que de tudo aqui pode acontecer. Fenómenos sobrenaturais não prometemos, mas combinações inesperadas no prato e no palato é o que procuramos.»

«Aos pratos clássicos juntamos um twist de criatividade e o resultado é uma carta que pretende arrojar na oferta e ser claramente um dos espaços de visita obrigatória na cidade do Porto em 2022», acrescenta Carlos Bravo.

O espaço abriu na semana passada as suas portas, em plena Praça D. Afonso V, na Foz do Porto. De acordo com Sandra Bravo, «esta localização também favorece o conceito, uma vez que é deslocada do epicentro da movida portuense mas com um enorme fluxo residente e também turístico, proveniente da Foz da cidade, pelo que é um público adepto de conceitos alternativos e que procura experiências de qualidade, mas diferentes».

.

Uma ementa galáctica

Para a ementa galáctica, aterramos diretamente no planeta dos Benedict Eggs. Opções não faltam, mas o destaque vai para o Benedict Tabafeira (sete euros) – com base de english muffin, esparregado, tabafeira, molho holandês, omelete de claras, salada com alface romana, pepino doce e vinagrete de amendoim – e para o Benedict de Picanha (nove euros) – com picanha, três lâminas, ovo, molho béarnaise e cebolinho. 

Na categoria das panquecas, há versões doces e salgadas. Nas salgadas lidera a panqueca com bacon, abacate e ovo mexido (seis euros), ao passo que nas versões doces há panquecas com Nutella (seis euros e meio), manteiga de amendoim (cinco euros emmeio), leite condensado (cinco euros e meio) e, por fim, doce de ovos e frutos secos (sete euros).

Para quem procura opções mais reconfortantes no horário de almoço ou para um jantar antecipado, as sugestões da casa passam pela bowl de frango (nove euros) – com batata frita, pão pita, frango, duas pimentas, pepino doce laminado e mayo de limão (nove euros) – e pela bowl de moqueca (13 euros) – com camarão, caju, pimentos vermelhos, coco, alho, cebola, banana frita, arroz, malagueta e micros de coentros.  

Mas também há opções light ou low carb. Além das tradicionais bowls de iogurte, granola, fruta e açaí que a lei do brunch dita, há ainda uma bowl fria que junta abacate e chocolate, banana, morangos e três tipos de chocolate (cinco euros), a Salada Caesar Palace Hotel (seis euros) para partilhar – uma salada típica mas com um twist de alface romana, molho caesar, tostas e parmesão – e ainda a Tapioca (oito euros e meio) – com provolone grelhado, bacon, ovo estrelado, rúcula e tomate pico de gallo.

O Área 55 está aberto todos os dias das oito às 20 horas, à exceção de sábado e domingo, com abertura às nove. Aceita reservas para o número 222 411 343.