Soalheiro lança linha de infusões The Pur Terroir
Recuperar uma tradição

Dos solos que dão origem ao Alvarinho, nasceu uma linha de infusões que recupera a tradição da região de Melgaço na criação e produção de ervas aromáticas e terapêuticas. Com 10 variedades, as infusões Soalheiro – The Pur Terroir são produzidas na quinta, lado a lado com as vinhas, em modo biológico e processo artesanal, o que assegura a qualidade em todos os momentos do processo, da planta até à chávena.

Texto: Redação «human»

.

Pioneiro na produção de Alvarinho em Melgaço, o Soalheiro continua a fazer da inovação uma tradição. Na missão de valorizar o território e todo o seu potencial, lançou uma linha de infusões, The Pur Terroir, em 10 variedades, produzidas integralmente na Quinta de Soalheiro, em Melgaço, lado a lado com as vinhas que dão origem aos seus reputados vinhos Alvarinho.

Maria João Cerdeira, responsável do Soalheiro, assinala: «O cultivo de plantas e ervas é uma tradição de longa data no nosso território. Há um saber ancestral associado às ervas aromáticas e medicinais, tanto na sua produção como utilização, seja para fins gastronómicos, de saúde ou bem-estar, que queremos recuperar. Além disso, vemos na policultura uma forma de valorizar e proteger o território, caminhando para uma agricultura e viticultura naturalmente mais resiliente e de melhor qualidade.»

Produzidas em modo biológico certificado, as infusões The Pur Terroir seguem um processo manual, da colheita à seleção, que garante a integridade das folhas e alta concentração de óleos essenciais, preservando as suas propriedades aromáticas e terapêuticas naturais. 

Disponíveis em 10 variedades – Alecrim, Cidreira, Erva Príncipe, Lúcia-lima, Hortelã verde, Hortelã pimenta chocolate, Perpétua vermelha, Perpétua roxa, Tomilho e Tomilho-Limão, as infusões podem ser utilizadas individualmente ou combinadas em tisanas. No seu site, aqui, o Soalheiro aconselha sobre a preparação e os benefícios de cada infusão, bem como a sua aptidão gastronómica.

«É muito interessante entender a versatilidade de utilizações e benefícios das infusões, seja para melhorar o estado de espírito, pelo prazer do sabor e mesmo acompanhar uma refeição. No lançamento desta nova linha, desafiamos o chef Rui Paula a criar um menu harmonizado inteiramente com infusões e o resultado foi surpreendente», acrescenta a responsável de viticultura e infusões do Soalheiro.

As infusões The Pur Terroir do Soalheiro, estão disponíveis em retalho especializado, garrafeiras, canal HORECA e na loja on-line do produtor (aqui), em folha solta ou em saquetas.

.

Da planta até à chávena

A produção das infusões The Pur Terroir inicia-se com um cuidado processo de seleção manual dos melhores cultivares de cada espécie, com base em critérios como adaptação ao clima e ao solo, concentração de óleos essenciais e perfil de aroma e sabor.

A colheita, também manual para minimizar os danos nas folhas, é feita no momento em que a planta se encontra prestes a atingir a floração e em que a concentração de óleos essenciais é mais elevada. Após a colheita, as infusões são rapidamente transportadas para a área de secagem, de modo a evitar qualquer oxidação que possa deteriorar os aromas e os sabores naturais da planta. Aqui, as folhas são desidratadas lentamente, a baixas temperaturas. Cada planta é seca em condições específicas de temperatura e humidade, adaptadas em função do seu potencial, sem perder os compostos voláteis, que são importantes para que se mantenham as características organoléticas do produto.

Assim que as plantas estão secas, o processo de seleção final, também feita manualmente, começa. São cuidadosamente retirados os caules com uma peneira manual, o que também permite separar as folhas de acordo com o tamanho, sem as danificar, e adequá-lo a cada produto da linha de infusões: nas latas de metal, encontram-se as folhas inteiras maiores e nas saquetas de chá, as folhas mais pequenas. O fato de utilizar exatamente o mesmo processo tanto na unidose como na folha solta, variando apenas o calibre, garante a qualidade elevada em ambos os formatos.