Sede da PHC Software distinguida internacionalmente

A nova sede da PHC Software, multinacional portuguesa especialista em software de gestão, foi premiada pelo internacional Architecture MasterPrize na categoria «Workplace». Esta distinção, que reconhece a excelência do design e arquitetura por todo o mundo, torna as instalações da software house portuguesa numa referência internacional, premiando o trabalho feito para expressar a cultura da empresa.

A House of Digital Business, inaugurada em abril de 2021, foi criada de raiz para incorporar a identidade e cultura da PHC Software, tendo o projeto de arquitetura ficado a cargo da Openbook Architecture, sendo posteriormente a decoração do edifício da responsabilidade da equipa interna da PHC. O espaço pretende refletir a cultura da empresa como um todo, criando uma experiência de trabalho que dá resposta aos valores e ao modelo que a empresa considera serem o futuro do trabalho coletivo e colaborativo numa organização.

Ricardo Parreira, chief executive officer (CEO) da PHC Software, assinala: «Sermos distinguidos a nível mundial por causa do nosso espaço de trabalho é uma honra. Desde o início que dissemos que ambicionávamos criar uma experiência que estivesse ao nível das melhores do mundo e ver este prémio na categoria ‘Wworkplace’ é um sinal de reconhecimento. Desde o início que quisemos ir além da ideia convencional de empresa e criar uma verdadeira House of Digital Business, onde os nossos colaboradores têm todas as condições para ser altamente produtivos e com elevadas condições de bem-estar. E o espaço reflete isso mesmo.»

A sede representou um investimento de 12 milhões de investimento total (operação conjunta PHC e Taguspark) e tem uma área total de construção de oito mil metros quadrados(com área de trabalho de quatro mil metros quadrados). Concebido para ser mais do que um edifício, um espaço de cultura, as instalações são o resultado de três anos de estudo das melhores práticas a nível mundial, que culminam numa experiência onde os postos de trabalho e de reunião se interligam com auditórios, salas para demonstrações cinematográficas de software, laboratórios de user-experience, incubadoras de start-up ou uma biblioteca digital.

Todos os pormenores foram pensados para tornar a experiência de trabalho mais gratificante, havendo uma aposta no conforto acústico (com painéis absorventes e salas insonorizadas), conforto visual (com aposta na luz natural e monitores de alta-definição com tecnologia eye-ease) e conforto ergonómico (com cadeiras executivas para todos os colaboradores).