Perseverança
Palavra do Ano de 2021, da Cambridge

A Cambridge anunciou que Perseverance (Perseverança em português) é a palavra do ano de 2021, tendo em conta dados de pesquisas do Cambridge Dictionary on-line, de acesso gratuito. A palavra Perseverance, que o Cambridge Dictionary define como «esforço contínuo para fazer ou alcançar algo, mesmo quando tal é difícil ou moroso», foi pesquisada mais de 243 mil vezes em 2021, por pessoas de todo o mundo. 

Texto: Redação «human»

.

O Cambridge Dictionary é um site para estudantes de inglês de acesso totalmente gratuito. O seu dicionário, o glossário e os recursos gramaticais têm por base investigação especializada da Cambridge no campo da língua e do ensino. «O Cambridge Dictionary é um recurso extraordinário para estudantes que se preparam para um exame de língua inglesa, pois constitui uma excelente base de referência na prática e preparação diária», observou David Bradshaw, responsável de serviços de avaliação para Espanha e Portugal. «Perseverance é uma palavra particularmente apropriada para os estudantes de língua inglesa em todo o mundo. Aprender inglês implica muito mais do que memorizar palavras e frases. É preciso muita motivação e uma prática constante», acrescentou.

Segundo o responsável, o conteúdo exclusivo do site do Cambridge Dictionary pode ajudar a desenvolver o conhecimento da língua inglesa. Por exemplo, um recente artigo do Cambridge Thesaurus sobre a palavra «Perseverance» (ver aqui) não se limita a listar sinónimos – explica também as subtis diferenças de sentido de perseverança, determinação, persistência, obstinação, teimosia, tenacidade, propósito, dedicação, e a expressão norte-americana stick-to-it-iveness

A equipa da Cambridge criou igualmente, para estudantes de inglês, uma nova lista de palavras sobre ser-se determinado (ver aqui) no Cambridge Dictionary +Plus, uma área do site onde os utilizadores podem criar, descarregar e partilhar as suas próprias listas de palavras. A investigação revela que muitos aprendem vocabulário novo de forma mais eficaz quando têm um registo do mesmo, para que seja possível voltar a estudar e testar-se. Esta lista de palavras inclui vocabulário relacionado com perseverança, para que os estudantes de inglês possam facilmente descobrir mais sobre a palavra do ano e, simultaneamente, alargar o seu vocabulário.

Segundo Wendalyn Nichols, diretora editorial do Cambridge Dictionary, a palavra perseverance não surgiu de forma significativa em pesquisas anteriores a 2021, tendo o número aumentado em fevereiro deste ano, depois de o Perseverance, veículo de exploração espacial da NASA ter pousado em Marte no dia 18 de fevereiro. «A palavra Perseverance não costuma fazer parte do vocabulário dos estudantes de inglês, mas era natural que o número de buscas aumentasse nesta altura», observou Nichols. «Tal como é preciso perseverança para um rover chegar a Marte, é preciso perseverança para enfrentar os desafios e a disrupção provocados pela Covid-19, desastres climáticos, instabilidade política e conflitos.»

Mais informações sobre a Palavra do Ano de 2021 do Cambridge Dictionary aqui.

.

A Cambridge Assessment English

Anualmente, mais de 7 milhões de pessoas de 130 países fazem os exames da Cambridge Assessment English, reconhecidos por mais de 25.000 entidades públicas, universidades e empresas em todo o mundo.

Um extenso programa de experimentação e validação garante que as perguntas e tarefas propostas nos exames determinem com precisão o conhecimento real das pessoas avaliadas. O compromisso da Cambridge Assessment English com a excelência é sustentado numa equipa permanente de mais de 700 pessoas e mais de 20.000 examinadores especializados. A Cambridge Assessment English também tem a missão de ajudar as pessoas a aprender inglês e demonstrá-lo ao mundo, daí o compromisso de facilitar o acesso aos seus diplomas.

A Cambridge Assessment English é um membro fundador da Associação Europeia de Examinadores de Idiomas – Association of Language Testers in Europe (ALTE) – e trabalha em estreita colaboração com outras agências de avaliação, escolas e academias de todo o mundo para apoiar o desenvolvimento dos exames de línguas, tanto na sua vertente teórica como prática, como ferramenta para garantir o correto domínio e certificação de línguas estrangeiras.

.

Nota: imagem Cambridge Assessment English