Pandemia e recrutamento especializado
O que muda afinal?

Hoje conseguimos afirmar com toda a certeza que a pandemia de Covid-19 afetou a realidade de todas as pessoas e organizações. Se no passado recente falávamos de como os gestores questionavam o futuro e do que estaria para chegar, onde o grau de incerteza era muito elevado, hoje podemos dizer que na génese do recrutamento e seleção especializado, o nosso propósito continua a ser o mesmo, com ou sem a tal incerteza.

Texto: Teresa Fernandes

.

Enquanto consultora de recrutamento e seleção especializado, a escolha de talento para as diferentes organizações parceiras no período de pandemia foi, como sempre será, uma abordagem focada quer nas empresas quer nas pessoas, tal como já o era no passado.

Com muitas pessoas a questionarem se as competências que possuíam seriam úteis para o futuro, ou se teriam de direcionar aprendizagens para adquirir novas competências de modo a conseguirem manter os seus postos de trabalho, na área do recrutamento e seleção especializado, não será bem assim, pois na verdade algo crucial não mudou: as empresas continuam a querer pessoas com as competências certas para as suas necessidades.

As estratégias de recrutamento certamente se adaptaram à nova realidade, como por exemplo a seleção de candidatos por via digital e não presencial ou a procura de candidatos para os parceiros já não ser limitada à zona geográfica. Encontramos também candidatos com mais receio de mudar de entidade patronal, pela incerteza que a pandemia nos trouxe, ou candidatos que questionam se a oportunidade que estamos a apresentar poderá ser exercida em trabalho remoto, questões estas nunca antes levantadas.

Com todas as mudanças e adaptações que tiveram inevitavelmente de acontecer, o princípio base da nossa existência mantém-se, de certa forma até reforçado. Ou seja, quando as empresas decidem recrutar novos colaboradores, seja por que motivo for, continuam a escolher nos dias de hoje os candidatos com as melhores competências, validando não só as soft skills mas também as hard skills, com o objetivo de identificarem e contratarem profissionais que sejam uma mais-valia efetiva para a sua organização. Com níveis de incerteza tão elevados, torna-se fundamental que o processo de recrutamento seja ainda melhor sucedido. Desta forma, com a externalização deste processo poderá garantir-se um recrutamento com um nível de qualidade e eficácia superiores, uma vez que existe uma equipa de consultores especializados, quer em termos funcionais quer em termos sectoriais, que fazem toda a diferença para o sucesso do mesmo. Terá sido sempre assim? Sim, mas a escala da procura pode agora ser planetária, porque os profissionais podem estar no mesmo país ou numa escala global. 

A especialização, a qualidade e a rapidez de resposta, o compromisso e a dedicação ao projeto serão sempre fatores a ter em conta no futuro do recrutamento, tal como já eram no passado. Este sempre foi um processo rigoroso e cuidado, desenvolvido por profissionais competentes e capazes de identificar necessidades de recrutamento, analisar a função para a qual estão a recrutar, atraindo os candidatos certos para a função através de distintas ferramentas.

Mas a verdade é que existiram mudanças que foram acentuadas pela pandemia. Por exemplo, para além da apresentação que é feita da oportunidade de emprego, notamos que a procura de informação por parte dos candidatos relativamente à empresa que está a recrutar é hoje muito mais importante do que o era há uns anos. Hoje questões como employer branding, trabalho remoto e fringe benefits fazem a diferença para a aceitação ou não de uma nova oportunidade profissional por parte dos candidatos.

Houve certamente lugar a mudanças nos últimos tempos, mas existe um fator crítico de sucesso que se mantém: só dando resposta às necessidades e expectativas dos candidatos as empresas conseguirão atrair e reter o talento certo para os seus projetos e desafios num mercado cada vez mais aberto e concorrencial.

.

»»»» Teresa Fernandes é national senior manager da área de Recrutamento e Seleção Especializado na Multipessoal.