Scoring volta a distinguir melhores PMEs de Portugal

A Scoring, empresa de serviços nas áreas de gestão estratégica e financeira, estudos de mercado e de formação, acaba de lançar a edição 2021 da certificação «TOP 5% Melhores PMEs de Portugal», que determina as melhores PMEs (pequenas e médias empresas) nacionais, em termos de desempenho e solidez financeira.  

A avaliação das empresas é realizada, a partir da análise do IES (Informação Empresarial Simplificada), com base no método desenvolvido pela Scoring, validado cientificamente por docentes universitários doutorados em gestão e auditado anualmente pela Bureau Veritas, com as classificações depositadas na ASSOFT: um processo que assegura isenção e rigor nas certificações atribuídas. 

Carlos Gouveia, chief executive officer (CEO) da Scoring, partilha: «Atravessamos uma época difícil, a pandemia de Covid-19 veio trazer grandes desafios às empresas. Por essa razão, mais do que nunca, é importante que estas afirmem a sua sustentabilidade financeira, gerando confiança entre os seus clientes, fornecedores e colaboradores. Obter uma certificação financeira Scoring, independente e com garantias de rigor, e poder comunicá-la de variadíssimas formas, é uma excelente forma de gerar confiança e credibilidade.» 

Na edição passada desta certificação foram distinguidas mais de 1.250 empresas, de 35 setores de atividade, de norte a sul do país e ilhas, sendo que o volume total de faturação destas PMEs, ultrapassa já 1% do produto interno bruto (PIB) nacional. À semelhança da edição anterior, dos requisitos de elegibilidade das empresas fazem parte: a apresentação de um número de identificação fiscal (NIF) iniciado pelo algarismo cinco, forma jurídica de sociedade anónima ou por quotas; entidades sujeitas à obrigatoriedade de publicitação de contas, um volume de negócios de até 50 milhões de euros e um quadro de pessoal até 250 trabalhadores. 

Para atribuir a certificação «TOP 5% Melhores PMEs de Portugal», a Scoring determina os índices de Desempenho Económico e de Solidez Financeira de todas as empresas que cumpram os requisitos de acesso. As entidades que obtiverem uma notação «5 – Excelente» são elegíveis para a certificação «TOP 5% Melhores PMEs de Portugal». 

Para todas as empresas certificadas, a Scoring apresenta um conjunto de recursos de comunicação: um selo digital personalizado, com o nome e NIF da empresa e uma imagem personalizada relativa à certificação «TOP 5% Melhores PMEs de Portugal» o – na assinatura de e-mail, no website e no estacionário da empresa.  

A certificação Scoring permite ainda a emissão de um certificado e relatório financeiro, comprovativos da análise de contas e dos valores apurados e a divulgação em canais Scoring: na plataforma, no diretório de empresas certificadas, no website, nas redes sociais e em revistas especializadas. 

Todas as empresas que cumpram os requisitos de acesso podem solicitar aqui a avaliação do seu índice de desempenho económico e solidez financeira, a fim de determinar se são elegíveis para ser uma das «TOP 5% Melhores PMEs de Portugal», da edição 2021.