Recrutamento
Um ambiente on-line

Nelson Gonçalves, managing partner da Thomas Portugal, uma empresa de recrutamento e seleção, ajuda-nos a perceber como está a atividade nos tempos que vivemos. O grande destaque, até pela especialização da empresa, vai para o uso das novas tecnologias para levar talento para as organizações.

Texto: Redação «human»

.

Falando de recrutamento e seleção, Nelson Gonçalves (na foto), managing partner da Thomas Portugal, destaca a grande componente tecnológica da sua empresa, com diferentes plataformas para a área dos recursos humanos (CVGuard e-recruitment – ATS, HiTalent e-development e Thomas Assessments), sendo que todos os processos internos e para os clientes são sempre desenvolvidos totalmente on-line, quer no recrutamento, quer ao nível dos questionários de apoio à tomada de decisão, quer ao nível da gestão do talento.

O responsável detalha: «A CVGuard e-recruitment – ATS é uma plataforma que ajuda no processo de recrutamento e seleção do cliente, permitindo que todo esse processo seja realizado exclusivamente na plataforma. Identificamos a oferta de emprego, que é disponibilizada automaticamente nas redes sociais, em portais de emprego, agregadores, entre outros, permitindo que o candidato faça a sua candidatura; através da plataforma, o recrutador pode fazer a gestão de todas as comunicações com o candidato, inclusive o agendamento das entrevistas ou mesmo comunicar contratação ou término do processo de recrutamento e seleção. Todas as avaliações da Thomas podem ser realizadas on-line, independentemente de ser comportamental, aptidões cognitivas, inteligência emocional ou avaliação de potencial de liderança.»

Para Nelson Gonçalves não existe qualquer dúvida de que as ATS (applicant tracking systems), como por exemplo a CVGuard e-recruitment, ou as avaliações ‘on-line’ (por exemplo, Thomas Hub), «se já antes da pandemia eram um elemento distintivo das empresas que as tinham, hoje são o presente e vão ficar para o futuro». Mais: «Estas plataformas permitem assegurar o cumprimento das exigências ao nível da proteção de dados (RGPD) dos candidatos, mas também ao nível do viés inconsciente, uma vez que todo o processo é automático. Os profissionais de recursos humanos (quer estejamos a falar de pequenas e médias empresas, empresas de recrutamento e seleção ou grandes empresas) têm a noção de que os candidatos evitam empresas pouco sofisticadas, sendo assim mais fácil atrair candidatos quando perante empresas que apresentam plataformas que ajudam na otimização da experiência do utilizador/ candidato.»

Na Thomas Portugal tem-se notado que nos primeiros meses do ano, e até à rentrée, grande parte dos clientes estavam interessados em reforçar as suas equipas com grande foco na área comercial. «Temos notado algumas alterações nos perfis a recrutar devido à integração em modelos híbridos (escritório versus casa) e consequente impacto que pode ter nas funções de forma transversal», comenta Nelson Gonçalves. «Enquanto antigamente estava tudo definido, houve a necessidade de adaptação/ ajuste, de forma a ultrapassar as exigências/ requisitos das funções e, consequentemente, a necessidade de atualizar os descritivos funcionais.» Empresas tecnológicas, de energias, de logística e de saúde são as que mais destaca na procura de talento.

.

Nota: foto DeF

.

»»»» Nelson Gonçalves é managing partner da Thomas Portugal.