Número 133, setembro-outubro de 2021

A sustentabilidade e a responsabilidade social como aposta das empresas para o futuro. É a ideia do tema em maior destaque na nova edição da «human», com os casos da Bosch, da Cofidis, da LeasePlan e da everis NTT DATA. São responsáveis destas empresas, com os seus testemunhos, que nos ajudam a perceber o contributo fundamental que o mundo corporativo pode dar para um planeta em que as novas gerações poderão viver em pleno. Uma forma de acreditarmos no futuro, de termos um horizonte pela frente e não, simplesmente, uma parede.

Outros temas em destaque são a consultoria de recursos humanos, os contact centers, a formação e o recrutamento, sempre com o foco nos desafios para o pós-pandemia. E ainda as entrevistas, com Luísa Madeira, sobre os recursos humanos da PepsiCo, Luís Miguel Ribeiro, da Fundação AEP, e Eduardo Marques Lopes, da Multipessoal, uma das principais empresas portuguesas de recursos humanos.

.

Resumo da edição

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Spotlight, Best Of, Flash Interview (Luís Miguel Ribeiro, da Fundação AEP)

– Primeira Opinião: Sofia Silva (Pessoas e Sistemas)

– Tema de Capa: Sustentabilidade e responsabilidade social das empresas

– Entrevista: Luísa Madeira, da PepsiCo

– Guided Analytics: opinião (Enrique Sala Pascual, Meta4, a Cegid Company)

– Reportagem: Consultoria RH

– Benefícios Extrassalariais: Opinião (Filipa Martins, Edenred)

– Case Study: Transformação digital no IEFP

– Em Direto: Eduardo Marques Lopes, da Multipessoal

– Dossier: Formação/ Formação de executivos

– Formação: opinião (Jorge Lopes, Rumos)

– Especial: Recrutamento e seleção

– Personalidade: opinião (Nuno Moreira, Stanton Chase)

– Em Foco: Contact centers

– Espaço RH: Em Síntese, Eventos, Web, Livro

– Lifestyle: Automóvel (Gama 90 da Volvo), Cultura

– Última página: António Souto

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

.

Edições anteriores

.

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.