«Prémio BPI Mulher Empresária» para a CEO do Grupo BA Glass

A gestora Sandra Santos, administradora executiva (chief executive officer, CEO) da BA Glass, é a vencedora da edição de 2021 do «Prémio BPI Mulher Empresária», distinção que visa reconhecer o talento e a excelência profissional das mulheres portuguesas que se destacam pelas suas carreiras, pela visão estratégica e pela capacidade de inovação e liderança.

Licenciada em Gestão na Faculdade de Economia do Porto, em 1994, e com um MBA da Porto Business School, concluído em 1999, iniciou nesse ano uma carreira na indústria ao integrar a equipa da BA Glass (na altura, Barbosa & Almeida), empresa produtora de embalagens de vidro, onde desempenhou várias funções: controller, diretora financeira, diretora de recursos humanos, diretora de fábrica e chief finantial officer (CFO).

Desde 2014, Sandra Santos lidera como CEO a Comissão Executiva de um grupo que conta com 3.800 colaboradores, distribuídos por 12 fábricas em 7 países (Portugal, Espanha, Polónia, Alemanha, Grécia, Bulgária e Roménia) e que fatura cerca de 950 milhões de euros. É também administradora não executiva da Navigator, desde abril de 2019, líder europeia na produção de papel fino de impressão e escrita não revestido e na produção de pasta branqueada de eucalipto.

Com mais de 100 anos de história, a BA Glass é um dos maiores produtores de recipientes de vidro para a indústria alimentar e de bebidas, produzindo anualmente oito biliões de garrafas e exportando para mais de 70 países. A distinta performance da BA no seu sector deve-se, particularmente, à cultura de empreendedorismo e à prática continua dos seus valores (HeART – Humildade, Emoção, Ambição, Rigor e Transparência).

Com a pandemia, a capacidade produtiva teve que ser adaptada ao mercado. As linhas de produção de garrafas para cerveja ou refrigerantes foram convertidas para produzir embalagens para alimentação.

O «Prémio BPI Mulher Empresária» reconhece também o papel ativo da empresa na área da sustentabilidade, nomeadamente na assinatura do «Protocolo do Porto» e no lançamento, através do BPI/ CaixaBank, de uma operação de financiamento sustentável de 75 milhões euros, associada a indicadores ESG, entre outros.

Sandra Santos refere-se assim a esta distinção: «Representa o reconhecimento de mérito de uma carreira e do meu papel, em conjunto com muitos outros, no crescimento e na transformação de um negócio predominantemente ibérico para uma organização multinacional e multicultural.»

.

International Women Entrepreneurial Challenge (IWEC)

Os IWEC Awards são uma iniciativa lançada em 2007 pela Câmara de Comércio de Barcelona, em colaboração com a Câmara de Comércio de Manhattan e a FICCI/FLO (Confederação de Câmaras de Comércio e Indústria da Índia), e que, para além disso, conta com a cooperação da Câmara de Comércio da Cidade do Cabo na África do Sul e do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Este projeto, ao qual o BPI se associou pela primeira vez em 2018, conta com o CaixaBank como parceiro fundador, com a escola de negócios IESE e com várias outras organizações de renome internacional.

.

Representantes portuguesas nos IWEC Awards

O «Prémio BPI Mulher Empresária» nasceu da colaboração do CaixaBank com a fundação IWEC, uma rede internacional de mulheres empresárias de sucesso que pretende apoiar as suas empresas a expandirem-se e acederem a novos mercados.

O percurso de Sandra Santos será oficialmente reconhecido na Conferência Anual da Fundação IWEC (IWEC Awards), que em 2021 se realizará de forma virtual. A conferência incluirá um conjunto de palestras e partilha de experiências, onde participarão as vencedoras de todos os países envolvidos.

As edições anteriores distinguiram Leonor Feitas, da Casa Ermelinda Freitas, Manuela Medeiros, da Parfois, e Isabel Furtado, do Grupo TMG (Têxtil Manuel Gonçalves).