Politécnico de Setúbal volta a ultrapassar os mil novos estudantes

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai receber 1.003 novos estudantes neste novo ano letivo, de acordo com os resultados já conhecidos da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA) para 2021/22.

Com 1.271 vagas a concurso, a instituição alcança assim uma taxa de ocupação de 78,9%, ultrapassando pelo segundo ano consecutivo as 1.000 colocações.

 Quanto às vagas, verificou-se um preenchimento total em 18 licenciaturas, o que equivale a 62% da oferta global, destacando-se como áreas de maior procura as ciências empresariais e a saúde, com as respetivas escolas (ESCE/ IPS e ESS/ IPS) a preencherem a totalidade dos lugares a concurso, seguindo-se a Escola Superior de Educação (ESE/ IPS), que alcançou uma taxa de colocação de 96,5%. Do total de estudantes colocados nesta primeira fase do concurso, mais de 80% escolheram o IPS como primeira opção.

 Para o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, os resultados alcançados demonstram «a confiança dos jovens e das famílias num projeto de excelência no ensino, integrado numa Universidade Europeia». Ainda segundo o responsável, «o ano de 2021 representa uma afirmação regional ímpar do IPS, com formação desde Sines até Vila Franca de Xira, passando por Grândola, Ponte de Sor, Amadora e Loures», estimando-se um total de mais de 3.000 novos estudantes neste novo ano letivo.

 Recorde-se que, além dos estudantes colocados no CNA em todas as suas três fases, o número total de novos estudantes em 2021/22 incluirá também os que venham a ser admitidos através dos concursos locais, regimes especiais de acesso, cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) e mestrados.

O período de candidaturas para a segunda fase do CNA inicia-se hoje, dia 27, prolongando-se até 8 de outubro. Nesta fase, foram já admitidos 49.452 novos estudantes no ensino superior público, o que representa o segundo valor mais elevado de colocados desde 1989.

.

Nota: imagem IPS.