Banco Santander distinguido

O Santander foi premiado pela revista «Euromoney» como «Melhor Banco Global em Inclusão Financeira» nos «Global Awards for Excellence 2021», em reconhecimento do esforço realizado pelo Grupo Santander para tornar os serviços financeiros mais acessíveis.

A revista destacou o empenho do Santander em empoderar financeiramente tanto pessoas individuais como empreendedores através de uma série de programas na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos, bem como o trabalho que o Santander tem feito para ajudar as pessoas, em particular as mais seniores, na adoção dos canais digitais durante a pandemia.

Ana Botín, presidente de Grupo Santander, afirmou: «Durante os últimos três anos apoiámos a inclusão financeira de seis milhões de pessoas e o nosso objetivo será chegar aos 10 milhões em 2025. Com isso geramos um impacto positivo nas suas vidas, ajudando os empreendedores a colocar em marcha os seus negócios através dos nossos programas de microfinanciamento; ou ajudando as pessoas a ganhar mais confiança no uso dos canais digitais bancários. Isto é crítico para gerar um crescimento inclusivo e sustentável e alegra-me muito que a Euromoney tenha reconhecido os esforços e a inovação das nossas equipas em todo o mundo.»

«Santander Finance for All» é uma iniciativa do Grupo Santander para apoiar a inclusão financeira, visando apoiar o acesso das pessoas aos serviços financeiros, disponibilizando-lhes financiamento para criar e fazer crescer os seus negócios e fomentar a sua educação financeira. A estratégia definida destina-se a pessoas não «bancarizadas» e em situação vulnerável; a particulares e PMEs (pequenas e médias empresas) com dificuldades na obtenção de crédito; pessoas com pouca literacia financeira; ou que enfrentam dificuldades financeiras. Entre janeiro de 2019 e junho de 2021, estas iniciativas permitiram apoiar a inclusão financeira de seis milhões de pessoas, sendo que o Santander tem como objetivo alcançar 10 milhões de pessoas em 2025.

Uma dessas iniciativas é a Superdigital, uma plataforma móvel 100% digital exclusiva do Santander que permite realizar pagamentos no Brasil, no México e no Chile. A Superdigital alavanca-se no acelerado crescimento da adoção de smartphones e melhorando a cobertura de rede na América Latina para fomentar a inclusão financeira na região. Esta plataforma está a expandir os seus serviços com o intuito de alcançar cerca de cinco milhões clientes ativos em 2023 em sete mercados da América Latina.

O Santander tem programas específicos de microfinanciamento para micro-empreendedores. Embora com diferentes nomes (Tuiio no México, Prospera no Brasil, no Uruguai e na Colômbia e Surgir no Perú), todos têm o mesmo objetivo: apoiar os micro-empreendedores a criar e fazer crescer os seus micro-negócios através de crédito e outros produtos como os micro-seguros. Graças a estas iniciativas, Santander apoiou 1,2 milhões de micro-empreendedores na América Latina, dos quais 70% são mulheres.

Durante a pandemia, o Grupo Santander mostrou-se particularmente atento ao apoio aos seniores ou clientes em situação de vulnerabilidade, garantindo o acesso aos serviços financeiros, entrando em contacto com eles de forma proativa com o objetivo de fazê-los sentirem-se mais seguros ao utilizar os serviços bancários digitais.

No mês de agosto, o Santander foi também reconhecido como o banco mais inovador pelas suas iniciativas de inclusão financeira, pela «The Banker», uma revista do Grupo Financial Times. Esta publicação destacou o acordo alcançado com os Correios em Espanha (Correos), que permitiu ao Santander disponibilizar os seus serviços para depositar e levantar dinheiro através dos seus 4.650 pontos de correio, ampliando ainda mais a oferta de serviços financeiros do Grupo Santander em zonas rurais.

.

Inovação financeira

O Santander ganhou também o prémio «Inovação Financeira do Ano», pelo seu papel como joint lead manage, aconselhando o Banco Europeu de Investimento (BEI) na emissão das primeiras obrigações digitais da história numa blockchain pública com múltiplos operadores. Tratou-se de uma emissão de obrigações pelo valor de 100 milhões de euros e vencimento a dois anos, colocada no mercado de investidores institucionais.

A transação utilizou Ethereum, um protocolo público de blockchain, e constituiu um marco para a área Santander CIB Digital Solutions Group (DSG). O Santander CIB criou esta área no início de 2021 para ter uma cobertura global e equipas de produtos para fornecer um apoio abrangente na aceleração digital do negócio dos clientes. Esta área também cria produtos digitais de valor acrescentado e estruturas financeiras para apoiar os clientes do Santander na aceleração digital dos seus negócios.

A revista «Euromoney» tem sido uma publicação líder nas finanças internacionais, nos últimos 50 anos. Os «Euromoney’s Awards for Excellence» foram criados em 1992 e são uma referência mundial para o sector bancário.