Filipa Moreno, da LeasePlan
«Queremos construir uma empresa de futuro.»

Responsável na LeasePlan Portugal pela área de People & Performance, Legal & Compliance Filipa Moreno mostra-nos nesta entrevista como a empresa especializada em renting automóvel encara as questões ligadas à sustentabilidade e à inovação. Conforme assinala, a LeasePlan quer «construir uma empresa de futuro que equilibre as necessidades das pessoas, do planeta e dos rendimentos».

Texto: Redação Human

.

Qual é a visão da LeasePlan para a sua atividade, perspetivando um futuro marcado pela exigência cada vez maior de procurar a sustentabilidade e também pela necessidade apostar na inovação?

Queremos construir uma empresa de futuro que equilibre as necessidades das pessoas, do planeta e dos rendimentos. Neste contexto, a nossa estratégia de sustentabilidade baseia-se em três áreas prioritárias:

1. Moldar o futuro da mobilidade com baixas emissões – A LeasePlan está empenhada em assumir um papel de liderança na transição dos motores de combustão interna para motores alternativos. Para isso, estabelecemos o ambicioso objetivo de alcançar zero emissões líquidas da nossa frota até 2030.

2. Reforçar a nossa contribuição para o bem-estar da sociedade – Isto inclui áreas como a diversidade e a inclusão no local de trabalho, o desenvolvimento profissional do nosso pessoal, a gestão responsável de fornecedores e clientes, programas de segurança para os nossos condutores, iniciativas comunitárias voluntárias e angariação de fundos de solidariedade.

3. Reduzir o nosso próprio impacto ambiental – A LeasePlan quer dar o exemplo, aumentando a proporção de energia renovável utilizada em todo o negócio.

Para além disso, temos vindo a investir no digital para ajudar a aumentar a eficiência, melhorar a segurança dos condutores e criar novos modelos de negócio e serviços que permitam gerir os veículos à distância de um clique. Exemplo disto é o lançamento em 2020 do My Fleet – um novo portal para os gestores de frotas para reporting on-line da frota, que simplifica a gestão e dá aos clientes maior autonomia e controlo sobre os dados da sua frota; da app LeasePlan, uma ferramenta completa de self-service que disponibilizamos desde 2018, um ponto de contacto único para tudo o que esteja relacionado com assistência, manutenção e serviços automóvel; e do Photo Tool, uma nova funcionalidade para descomplicar o processo de envio de toda a informação necessária em caso de sinistro, deixando de ser necessária a deslocação a uma oficina para fazer a peritagem.

Que práticas, programas ou outras iniciativas destaca na LeasePlan em termos de sustentabilidade e inovação?

Com a crescente procura pela mobilidade elétrica continuamos a desenvolver estudos que demonstram quais os fatores que tornam os carros elétricos ou híbridos mais interessantes do que os automóveis tradicionais. Temos também uma solução elétrica, que é muito completa, o Start Electric, que vai para além dos aspetos relacionados com o veículo, mas inclui também o carregador, veículo a combustão para necessidades extra e um cartão a partir do qual o utilizador pode fazer os carregamentos, seja em casa ou na rede pública.

Como vê o ambiente português para a sustentabilidade, sobretudo no que diz respeito à atividade das empresas?

Em linha com as tendências internacionais, e de acordo com o Mobility Insights Report que a LeasePlan lançou recentemente, os veículos elétricos estão em destaque no panorama nacional, sendo Portugal o país do relatório com a atitude mais positiva, com 77% dos portugueses a acreditar que, em 2030, a maioria dos novos veículos serão elétricos ou com emissões zero. Desta forma, observa-se a crescente adesão ao mercado de automóveis elétricos através da sua popularização e do crescente interesse pelos benefícios por parte da população, estando as empresas a liderar o movimento.

O maior obstáculo atual é a infraestrutura de carregamento público que não tem acompanhado a procura e que acaba por condicionar o crescimento. Consciente deste constrangimento e da necessidade de o combater, a LeasePlan, juntamente com o parceiro de carregamento inteligente PowerD, lançou o ChargeUpNow, iniciativa global que apela aos responsáveis políticos locais e nacionais para implementarem recomendações políticas específicas para assegurar uma infraestrutura de carregamento universal, acessível e sustentável.

Como envolve a a LeasePlan as suas pessoas nestes temas? E o que espera delas no desempenho do seu trabalho, sobretudo nestes mesmos temas?

A LeasePlan tem uma política de responsabilidade corporativa que prevê o envolvimento de todos nos vários tipos de iniciativas que vamos desenvolvendo ao longo do ano. A nossa missão é ter um papel ativo na promoção do bem-estar das nossas pessoas, da sua família e da sociedade em geral, incorporando na nossa atuação comportamentos social e ambientalmente responsáveis.  Os principais pilares de atuação passam por ajudar a moldar o futuro da mobilidade com baixas emissões; reduzir globalmente o nosso impacto no ambiente e fortalecer o nosso contributo para o bem-estar da sociedade.

Para este efeito, destacamos a transição da frota interna para uma modalidade mais amiga do ambiente, com a adoção de modelos híbridos plug-in e 100% elétricos, e a promoção de uma atitude responsável na utilização dos recursos do escritório. Por outro lado, colaboramos ativamente com instituições de solidariedade social como EPIS, GRACE e Refood Oeiras, onde procuramos sempre envolver as nossas pessoas. Precisamente com este objetivo, foi constituído um grupo de trabalho multidisciplinar que pensa em conjunto e define as iniciativas de responsabilidade corporativa e o respetivo plano de comunicação.

Em que tipo de pessoas apostam para a LeasePlan?

A transformação digital já é uma realidade na LeasePlan. Estamos a posicionar-nos para oferecer aos nossos clientes as melhores e mais inovadoras soluções de mobilidade através de uma experiência totalmente digital. Encaramos o futuro como uma prioridade no presente. Por outro lado, temos uma forte cultura de resultados e um ambiente de trabalho dinâmico, desafiante, participativo e, simultaneamente, informal. Este posicionamento leva-nos a procurar pessoas que encarem o futuro como uma oportunidade de desenvolvimento, que assumam a responsabilidade pelo seu próprio progresso e pela sua própria aprendizagem, com um espírito crítico e inovador, para que nos possamos manter relevantes num mundo em rápida mudança.

Quantas pessoas tem a empresa e em que geografias atua?

A LeasePlan tem 8.500 colaboradores divididos por 30 países. Em Portugal temos 360 colaboradores, que a partir dos escritórios de Lisboa e Porto asseguram o acompanhamento aos nossos clientes a nível nacional.

.

»»»» Filipa Moreno é diretora de People & Performance, Legal & Compliance da LeasePlan Portugal. A empresa tem posição de destaque nacional em dois mercados em grande crescimento: car-as-a-service, no caso de carros novos, através do negócio LeasePlan, e carros usados de alta qualidade, com três a quatro anos, através do negócio CarNext. Para o negócio de car-as-a-service a LeasePlan compra, financia e gere veículos novos para os seus clientes, fornecendo um serviço completo nos seus contratos, que tipicamente têm duração de três a quatro anos. A LeasePlan tem aproximadamente 1,9 milhões de veículos sob gestão em mais de 30 países. Com mais de 50 anos de experiência, a sua missão é «fornecer what’s next em soluções de mobilidade sustentável, para que os clientes se possam concentrar em what’s next».