Tendo inaugurado em maio a nova sede, a House of Digital Business, a PHC Software está agora a apresentar um novo modelo de trabalho híbrido. Este modelo, pensado e desenvolvido à medida da cultura organizacional da tecnológica, tem como principais objetivos a contínua adaptação à nova realidade do mercado de trabalho, mas também a promoção do bem-estar e da felicidade dos seus colaboradores.
O novo modelo, intitulado 3A 2R 1P, significa «Alta responsabilidade com Alta flexibilidade para Alta produtividade» e foi totalmente projetado para ser ágil, adaptável e produtivo, uma vez que é ajustável às necessidades de cada colaborador e respetivas equipas. Confere ainda aos colaboradores da PHC maior flexibilidade e maior responsabilidade para potenciar a sua performance e a sua produtividade no cumprimento dos seus objetivos.
Ricardo Parreira, chief executive officer (CEO) da PHC Software, explica: «É um modelo simples e altamente personalizado, que combina dois dias de presença obrigatória no escritório para trabalho coletivo e criativo, sendo os restantes três dias flexíveis e personalizáveis e definidos à medida de cada função. Desta forma, conseguimos combinar o potencial produtivo de deep-work do modelo remoto com o incentivo e a colaboração do modelo presencial, encontramos o equilíbrio perfeito entre a máxima produtividade e uma cultura forte e colaborativa.»
Com este modelo, os dois dias obrigatórios variáveis de trabalho no escritório, ajustado a cada equipa, têm o intuito de potenciar as relações interpessoais, de disponibilizar meios e ferramentas para as funções que não são compatíveis com o trabalho remoto e de fortalecer a cultura organizacional. Além disso, será dada a possibilidade a todos os colaboradores da PHC Software de poderem trabalhar dois períodos em full-remote em qualquer localização geográfica que o colaborador escolher para exercer as suas funções.
Ricardo Parreira acrescenta ainda: «Tivemos uma grande preocupação em encontrar um modelo que conjugasse o bem-estar e a produtividade numa empresa em que a cultura desempenha um papel fundamental da experiência de trabalho – como é o caso da PHC. E esse caminho é o híbrido. Aliás, quando inquirimos os nossos colaboradores sobre o modelo a adotar, mais de nove em cada 10 pessoas escolheu um modelo com presença no escritório. Atualmente, e mais do que nunca, as empresas deparam-se com um novo desafio, o regresso das suas equipas aos escritórios. No entanto, o mercado de trabalho sofreu algumas alterações que exigem um novo modelo — de trabalho híbrido. O ‘3A 2R 1P’ é um caminho para o futuro do trabalho, pautado pela cultura de forte coesão, flexibilidade e agilidade que está presente na mentalidade de todos os nossos colaboradores.»