Cláudia Coiteiro
DISCobrindo talentos em Angola

Gestora de projetos, formadora comportamental e coach na Acumen Global Angola | Dubai, Cláudia Coiteiro fala sobre a sua experiência na aplicação da metodologia DISC em organizações angolanas.

Texto: Redação «human» (com o apoio de PowerCoaching)

.

Qual é o impacto da metodologia DISC nas organizações angolanas?

Em algumas organizações angolanas onde já foi aplicada a metodologia DISC, posso referir como principais impactos: o job matching entre as pessoas e o cargo a que se candidatam, promovendo por um lado a redução de custos com a rotatividade causada por apostas erradas em recrutamento, e, por outro lado, a consecução de metas e objetivos organizacionais; a identificação e a retenção de talentos a partir de uma visão ampla do colaborador no que diz respeito ao seu desempenho e ao seu potencial de evolução, identificando necessidades de desenvolvimento em alinhamento com os objetivos da organização; a entrega de informação concreta e factual para a conceção de programas de desenvolvimento e dos respetivos planos de ação eficientes; e o envolvimento e o empenho dos colaboradores  nos referidos programas de desenvolvimento, por sentirem o devido ajuste dos mesmos às suas necessidades e motivações de evolução.

Como avalia a relevância do curso «Certified DISC Behaviour Analyst», que frequentou?

Não posso concordar mais com o chavão «as pessoas comportam-se de maneira diferente em diferentes situações, diferentes ambientes e com pessoas diferentes». É um chavão, de facto e com facto. Quando falamos em comportamento, devemos saber claramente que nos estamos a referir a ações exibidas por quem as pratica e que, consequentemente, são observáveis e passíveis de avaliação por parte de quem as recebe e/ ou as observa. Segundo Marston, na Teoria da Estrutura de Personalidade, «o comportamento é uma função da pessoa como resposta à sua perceção do meio». Porém, é muito frequente a confusão entre personalidade e comportamento; ou se preferirmos, entre ser e estar ou agir. Recordo, neste preciso momento, as muitas vezes que em ações de formação comportamental ajudei algumas pessoas a melhor entenderem esta diferença e, invariavelmente, quase sempre no final as mesmas se mostravam surpreendidas como se tivessem feito a «descoberta de uma vida». Curiosamente, quando fiz o curso, esta foi a primeira grande lição, a saber: não se diz que a pessoa X é Decisor, é Influente, é Sereno ou é Cumpridor, mas sim que tem um perfil Decisor, um perfil Influente, um perfil Sereno ou um perfil Cumpridor. Esta certificação, de excelente qualidade e muito completa, desenvolveu a minha habilidade para ler e interpretar a linguagem manifestada nos comportamentos e aumentou o meu foco na compreensão da forma como as coisas são feitas, quer em relação a mim mesma, quer em relação aos outros com quem interajo nos mais variados contextos, nomeadamente em contexto de assessment de competências e/ ou de potencial.

Que desafios enfrentam as empresas no desenvolvimento de talento dos seus colaboradores?

Um dos principais desafios que as empresas enfrentam é ajudar as suas pessoas a descobrirem e a desenvolverem o seu potencial para atingirem a plena realização profissional e, consequentemente, para contribuírem ativamente para o sucesso das organizações. Quando bem conduzido, este é um processo promotor de autoconhecimento e de tomada de consciência acerca de estilos de trabalho, de tipos de abordagem nas interações, de estímulos e fontes de motivação, e de pontos fortes e áreas de melhoria. Atrevo-me a dizer que, numa segunda linha de desafios, surgem a criação do sentimento de pertença, o desenvolvimento de competências como o compromisso e o alinhamento com a cultura organizacional e o sentido de urgência para responder com motivação, habilidade e eficácia aos imensos desafios impostos pelas constantes mudanças.

Em contexto corporativo, quem está na linha da frente para a promoção de estratégias facilitadoras do desenvolvimento do talento dos colaboradores, deve saber ou procurar quem saiba aplicar este tipo de ferramentas, como a metodologia DISC, para conseguir chegar ao verdadeiro potencial dos seus colaboradores ou das suas equipas e utilizá-la como um trampolim para o sucesso.

.

»»»» Cláudia Coiteiro, gestora de projetos, formadora comportamental e coach na Acumen Global Angola | Dubai, é certified DISC behaviour analyst (The International DISC Institute – ver aqui). 

Site da PowerCoaching aqui.