Gama 90 da Volvo
Mais de um milhão de unidades vendidas

As vendas mundiais dos modelos da gama 90 da Volvo Cars ultrapassaram recentemente um número histórico, um milhão de unidades. É a demonstração do sucesso da gama de automóveis que inaugurou um novo caminho para a marca sueca em termos de filosofia de design, performance e uma nova plataforma (SPA – Scalable Product Architecture). Foi em 2015 aquando do lançamento do Volvo XC90, o primeiro modelo desta «subfamília».

Texto: Redação Human

.

Na altura, o SUV recebeu uma aceitação imediata e granjeou dezenas de prémios a nível mundial. Os especialistas depressa consideraram este automóvel como o exemplo perfeito de uma viatura moderna que apontava para o futuro da Volvo conjugado com um interior minimalista, uma conectividade sem precedentes e pormenores escandinavos que elevavam a fasquia no segmento premium.

Um ano depois, a Volvo Cars apresentou os novos S90 e V90. O primeiro apresentava-se como um sedan de excelência capaz de redefinir o conceito de luxo sendo o segundo uma carrinha sinónimo de elegância e de versatilidade, que transportava uma herança de mais de 60 anos da Volvo na produção de carrinhas. Os três modelos são já ícones do design escandinavo, senhores de um conforto e de uma performance de exceção e o nível de segurança típico de qualquer Volvo.

Posteriormente, a gama seria ainda reforçada com a versão Cross Country para a V90. Sinónimo de robustez e versatilidade, a V90 Cross Country  é uma carrinha singular, transporta a tradição Volvo de mais duas décadas em tração integral AWD – All-Wheel Drive e aparece como resposta da marca aos clientes que procuram automóveis adaptáveis aos seus estilos de vida e que, ocasionalmente, gostam sentir liberdade para sair da estrada e chegar aonde nem todos conseguem.

.

A Volvo Cars

Fundada em 1927, a Volvo Cars é hoje em dia é um dos construtores automóveis mais conhecidos e respeitados do mundo, comercializando viaturas em cerca de 100 países. Está sob a propriedade da Zhejiang Geely Holding desde 2010.

A construtora emprega cerca de 40.000 colaboradores. Sede, desenvolvimento de produto, marketing e administração estão localizadas principalmente em Gotemburgo, na Suécia. As suas unidades de produção de automóveis encontram-se em Gotemburgo (Suécia), Ghent (Bélgica), Estado da Carolina do Sul (Estados Unidos) e Chengdu e Daqing (China), enquanto os motores são fabricados em Skövde (Suécia) e Zhangjiakou (China). As componentes de carroçaria são fabricadas em Olofström (Suécia).

A Volvo Car Portugal iniciou as operações no ano de 2008, estando desde 2014 no Complexo Empresarial Lagoas Park, em Oeiras. Ao longo dos anos, tem vindo a bater sucessivos recordes de vendas no país, tendo em 2020 atingido a quota de mercado mais elevada de sempre.