Fernando Reino da Costa, CEO da Unipartner
«As empresas vencedoras serão as que apostarem na transformação digital e na inovação aliada à sustentabilidade.»

O chief executive officer (CEO) da tecnológica Unipartner fala da importância da sustentabilidade e da inovação para a empresa. São temas que os acompanham na Unipartner desde o início. «Temos a visão de crescer de forma sustentável à medida que acompanhamos e apoiamos os nossos clientes a ultrapassar os seus desafios de negócio e transformação digital», assinala.

Texto: Redação Human

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Qual é a visão da Unipartner para a sua atividade, perspetivando um futuro marcado pela exigência cada vez maior de procurar a sustentabilidade e também pela necessidade de apostar na inovação?
A sustentabilidade é um tema que nos acompanha na Unipartner desde o início. Temos a visão de crescer de forma sustentável à medida que acompanhamos e apoiamos os nossos clientes a ultrapassar os seus desafios de negócio e transformação digital. Para além de investirmos em chegar às pessoas através da excelência dos nossos serviços, estamos comprometidos a promover o bem-estar, a responsabilidade social e a sustentabilidade, sobretudo através da inovação digital. Acreditamos que as empresas vencedoras serão as que apostarem na transformação digital e na inovação aliada à sustentabilidade, ou seja, que recorram a soluções eficazes ao nível do negócio, mas com uma preocupação ambiental e socialmente responsável. No sector em que nos inserimos, esta deve ser uma preocupação a ter em conta, pois com a quantidade de recursos e competências digitais de que dispomos e temos ao nosso alcance existe uma oportunidade de fazer verdadeiramente a diferença. Contudo, reconhecemos que há um grande caminho a percorrer.
Como entendem a sustentabilidade na empresa? E ligam-na de alguma forma à inovação?
A inovação aliada à sustentabilidade é um tema que tem sido alvo de algumas discussões, e ainda bem que assim é. O digital pode ser um fator crucial em ajudar as organizações e as pessoas a construir um mundo melhor. Logo, a inovação relaciona-se na medida em que é preciso pensar em criar novas abordagens, produtos e soluções, para diferentes setores, de forma consciente Isso implica conhecimento, mas sobretudo uma flexibilidade no pensamento. Deste modo, tentamos que esta preocupação se mantenha presente no nosso trabalho quotidiano. Por um lado, incutimos nas soluções que criamos para os nossos clientes o cuidado com as questões de âmbito ambiental como também de evolução das equipas. Por outro lado, incutimos essas preocupações nas medidas internas da Unipartner.
Que práticas, programas ou outras iniciativas destaca na Unipartner neste âmbito? O facto de ser uma tecnológica facilita de alguma forma a vossa missão?
Existem inúmeras iniciativas que unem a tecnologia e a sustentabilidade, o que comprova a importância da tecnologia no apoio a questões como o combate às alterações climáticas. A Unipartner aderiu recentemente ao movimento internacional «Digital With Purpose», do qual nos orgulhamos de fazer parte desde o início. É uma iniciativa que une a inovação digital e a sustentabilidade, e que destacamos pela sua importância e também pelo alcance à escala global.
Para além disso, fazemos também parte da Aliança de Parceiros da Microsoft, que atua nos domínios da requalificação das pessoas, da sustentabilidade ambiental, da diversidade e da inclusão e do uso ético de tecnologias como a Inteligência Artificial.
A ação interna da Unipartner foca-se em três vértices: pessoas, planeta e crescimento. Trabalhamos de forma a garantir que temos em prática programas que permitem reduzir as desigualdades e dificuldades sociais na comunidade, ao mesmo tempo que contribuímos para um mundo mais verde.
Como vê o ambiente português para a sustentabilidade, sobretudo ligada à atividade nas empresas?
Curiosamente, penso que a pandemia veio despertar uma sensibilidade para estas questões individualmente e nas empresas. Este despertar aconteceu sobretudo quando começou a ser notório o impacto, positivo, do teletrabalho ao nível da redução das emissões de CO2. Para além disso, temos cada vez mais acesso a informação fidedigna e científica sobre o estado do planeta, que nos ajuda a perceber o que podemos fazer para contrariarmos tendências negativas e fazermos a diferença nesta e nas próximas gerações.
Acredito que o futuro será positivo e que juntos, pessoas e organizações, seremos capazes de fazer a diferença no combate às alterações climáticas, sobretudo se pusermos a inovação digital e evolução tecnológica ao dispor de todos.
Como envolvem as vossas pessoas nestes temas? E o que esperam delas no desempenho do seu trabalho, sobretudo nestes mesmos temas?
Em primeiro lugar, acredito que o envolvimento tem de começar pela liderança. Se existir uma liderança para a sustentabilidade, isso reflete-se na cultura da organização. Tentamos envolver os nossos colaboradores através de uma cultura de proximidade, o que implica estarem a par das iniciativas em que a empresa está envolvida, ao nível da sustentabilidade e responsabilidade social, além de promovermos discussões entre as equipas sobre estas questões.
Em que tipo de pessoas apostam?
Na Unipartner apostamos em pessoas com diferentes perfis, idades e níveis de qualificação. Fazemos uma grande aposta na formação de jovens de elevado potencial, através das nossas academias tecnológicas, com o objetivo de virem a reforçar as nossas equipas e continuarem o seu percurso profissional connosco.

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»»»» Fernando Reino da Costa é chief executive officer (CEO) da Unipartner. Empresa de tecnologias de informação (TI), tem mais de 260 consultores distribuídos a nível nacional e conta ainda com uma equipa em Espanha. Tem projetos em vários países europeus, como Espanha, França e Alemanha.