A Zurich está a transformar a sua sede, reabilitando o histórico edifício da Rua Barata Salgueiro, em Lisboa, com o objetivo de melhorar a experiência e o bem-estar dos colaboradores e adotar um modelo de trabalho híbrido. As obras decorrem entre 2021 e 2022. Esta reabilitação vai permitir concentrar os colaboradores de Lisboa num único edifício, focado no bem-estar dos utilizadores e desenhado sob as práticas mais avançadas de sustentabilidade, digitalização, mobilidade e diversidade e inclusão.
O edifício, que aposta em espaços que promovem a excelência relacional e está a ser desenvolvido a pensar na experiência dos colaboradores, passa a contar com diversas zonas colaborativas inter e intra equipas, espaços sociais e de lazer, uma zona de cafetaria com esplanada exterior, uma sala polivalente para atividades desportivas e culturais, sala de amamentação e balneários. Ao tratar-se de um edifício sustentável, a nova sede contribui também para reafirmar o compromisso da Zurich para com o planeta.
Carlos Fonseca, chief operating officer (COO) da Zurich em Portugal, refere: «A transformação total do edifício tem como principal objetivo continuar a cuidar dos nossos colaboradores, assegurando as melhores condições de trabalho, através de um conceito de escritório adaptado à nossa realidade, onde possamos todos desfrutar de novas experiências.»
Os cerca de 500 colaboradores da Zurich estão em teletrabalho desde março de 2020 e assim vão permanecer até ao final de 2021. Em 2022, no regresso aos escritórios e ao edifício da sede em particular, a Zurich adotará um modelo de trabalho híbrido que irá pressupor uma articulação entre trabalho remoto e a partir dos escritórios. O modelo híbrido ainda está a ser desenvolvido com o contributo dos colaboradores.
Carlos Fonseca acrescenta: «Com o novo modelo de trabalho vamos conseguir ser mais autónomos, mais criativos, mais inovadores, mais colaborativos e mais sustentáveis. Proporcionar um melhor equilíbrio entre vida pessoal, familiar e profissional aos nossos colaboradores é outro dos nossos compromissos.»
Este projeto de reabilitação do edifício sede da Zurich repensa a ocupação e a utilização dos espaços para dar lugar a um edifício sustentável e digital. Todo este projeto é desenvolvido auscultando os colaboradores da Zurich através de um estudo de workplace strategy e sustentabilidade liderado pela JLL. A arquitetura e a construção estão a cargo da Tétris.
A Zurich Portugal faz parte do Grupo Zurich, está em Portugal há 103 anos e conta com cerca de 500 colaboradores, 19 escritórios próprios organizados em quatro zonas de coordenação comercial – Norte e Ilhas, Norte Interior, Centro e Sul – e uma rede de mais de 2.500 agentes de seguros que servem mais de 620 mil clientes.
Vídeo de apresentação do projeto, denominado LiZboa, aqui.