Competências que as empresas procuram nos candidatos em 2021

Nos últimos dois anos, devido à pandemia e à necessidade de transição digital, as empresas e negócios alteraram consideravelmente os seus processos de recrutamento, bem como o tipo de competências que procuram nos candidatos. Como tal, com o mundo do trabalho a adaptar-se cada vez mais ao mundo tecnológico, estão também à procura de colaboradores que se possam adaptar a este novo modelo de trabalho.

Catarina Costa, gestora de carreira da Ironhack, afirma que «as empresas estão cada vez mais exigentes em relação às competências dos seus candidatos, tanto em relação a soft skills como hard skills». Como tal, «é também responsabilidade das escolas promoverem o desenvolvimento de soft skills nos alunos, preparando-os da melhor forma para o mundo do trabalho atual».

Ssgundo dados recolhidos pela Ironhack, estas são as cinco competências mais procuradas em 2021 pelas empresas nos candidatos:

1. Motivação em aprender

A mentalidade de crescimento, ou também denominada como motivação em aprender, é uma das habilidades que se destaca nestes últimos tempos. As características que desenvolvem esta competência são a curiosidade e vontade de saber mais. A maioria das empresas preferem candidatos que tenham esta motivação e que sejam flexíveis, do que alguém que tenha todas as habilidades técnicas e não tenha curiosidade.

2. Resolução de problemas

Independentemente de o candidato apresentar todas as competências técnicas, ter a resolução de problemas como característica presente no seu perfil é fator decisivo para ser, ou não, escolhido na fase de recrutamento. Ser um problem solver ou e ter a arte de «saber desenrascar» é um dos atributos mais valorizados pelas empresas, sendo que as capacidades de análise e pensamento crítico estão interligadas com esta competência.

3. Trabalho de equipa

Não é segredo nenhum que as empresas procuram candidatos que pensem em equipa e que não sejam individualistas. Esta competência está novamente na lista das top skills pela sua importância no mundo do trabalho. Saber trabalhar em equipa é fundamental para aumentar a produtividade, a eficácia e a satisfação no trabalho.

4. Capacidade de comunicação

As competências de comunicação são cada vez mais valorizadas pelas empresas. A forma como se ouve, como se fala, como se partilha ideias, como se dá e recebe feedback, como se enfrenta o público, como se utiliza a linguagem corporal, como se lida com conflitos e se é ou não empático ou simpático são algumas das características a  que os recrutadores prestam atenção. Estas aptidões são transversais a qualquer atividade e são valorizadas em qualquer área de trabalho.

5. Atenção ao detalhe

A atenção ao detalhe é uma qualidade altamente desejável para os recrutadores. Embora não seja importante para todos os sectores e funções, esta competência significa melhor trabalho e maior eficácia na execução das tarefas que a função exige. Assim, os funcionários com grande atenção ao detalhe não vivem para o «feito é melhor do que perfeito», sendo que tentam apresentar e executar o seu trabalho da melhor forma possível.


A Ironhack

Escola com posição de destaque em tecnologia, focada em preparar a próxima geração de criadores digitais, a Ironhack disponibiliza cursos intensivos e imersivos em Web Development, UX/UI Design, Data Analytics e Cibersecurity, contando com nove campus físicos, em Lisboa, Madrid, Barcelona, Paris, Amesterdão, Berlim, Miami, São Paulo e Cidade do México, e um campus totalmente virtual (Ironhack Remote), que permite aos alunos ingressar na área tecnológica a partir de qualquer lugar. A nível global, a Ironhack já formou cerca de 7.000 estudantes, que estão a construir as suas carreiras em empresas de renome como Google, Twitter e Cabify. Desde que chegou a Portugal, em 2018, já realizou 24 bootcamps.