Susana Bandarrinha, Sustainability Officer da everis Portugal
«A tecnologia é um fator chave para a sustentabilidade.»

A responsável pela área de sustentabilidade da everis Portugal, uma empresa que pertence ao Grupo NTT DATA, fala da atividade da consultora, com um grande foco na sua área de responsabilidade. Assinala mesmo: «Enquanto consultora de negócios e de tecnologia, a everis NTT DATA assume-se como um ator principal no processo de transformação e transição digital, através da implementação de soluções empresariais que façam a diferença nas organizações e na sociedade, de acordo com a estratégia de sustentabilidade das organizações com que trabalhamos.»

Texto: Redação Human

.

Qual é a visão da everis para a sua atividade, perspetivando um futuro marcado pela exigência cada vez maior de procurar a sustentabilidade e também pela necessidade apostar na inovação?

Do nosso ponto de vista, a tecnologia é um fator chave para a sustentabilidade, na medida em que funciona como uma alavanca para a implementação de soluções com propósito, inclusivas e mais sustentabilidade. Enquanto a consultora de negócios e de tecnologia, a everis NTT DATA assume-se como um ator principal no processo de transformação e transição digital, através da implementação de soluções empresariais que façam a diferença nas organizações e sociedade, de acordo com a estratégia de sustentabilidade das organizações com que trabalhamos.

Como entendem a sustentabilidade na vossa organização? E ligam-na de alguma forma à inovação?

Numa altura em que o planeta está em transformação, a everis NTT DATA Portugal tem consciência da sua responsabilidade e do seu compromisso para com a sociedade. A sustentabilidade em todas as suas dimensões – económica, social e ambiental – é parte integrante da nossa estratégia, desde sempre. A nível internacional, foram definidos seis objetivos de desenvolvimento sustentável prioritários, que localmente convergem em quatro pilares de intervenção: Crescimento Económico, Inclusão, Educação e Ambiente. Estes pilares estão muito presentes na atividade do nosso dia-a-dia, nas iniciativas e nos projetos de inovação que desenvolvemos e no critério que usamos para apoiar iniciativas e organizações.

Que práticas, programas ou outras iniciativas destaca na everis neste âmbito?

Desde a nossa génese que temos por princípio devolver à sociedade aquilo que recebemos dela, o Talento. Para além da fundação, que todos os anos lança o prémio empreendedores no valor de 60.000 Eur, a companhia apoia organizações ou projetos que convergem nos nossos pilares prioritários a nível local: Crescimento Económico, Inclusão, Educação e Ambiente. Nos últimos meses podemos destacar alguns.

Um deles é dotar as organizações sociais de melhores ferramentas: Com o propósito de dar ferramentas a organizações sem fins lucrativos para que estas possam atingir de forma mais eficiente os seus objetivos e aumentar o seu impacto, lançámos o programa «Mais Impacto» no inicio de 2021. Ao longo deste ano vamos ajudar organizações sociais a otimizar as suas ações de angariação de fundos e campanhas, através da implementação da plataforma Non Profit Cloud da Salesforce, parceira estratégica deste programa. Na edição de 2021, o programa destina-se a associações e fundações cuja intervenção contribua ativa e positivamente para promover a inclusão social, económica ou política, de forma alinhada com a Agenda 2030 e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10, «Reduzir as Desigualdades», definido pela ONU. O projeto decorre até março de 2022.

Outro tem a ver com criar valor ao aproximar o desenvolvimento científico das necessidades do mercado:Colaboramos desde 2013 com o Instituto Superior Técnico (IST), através de um projeto pro-bono que se consubstancia no programa «Lab2Market». Estudantes e investigadores do IST são acompanhados por consultores para tornar os seus projetos de investigação e patentes em algo que possa ser comercializado, por forma a aportar verdadeiro valor ao mercado e à sociedade.

Finalmente, avaliação de impacto social: Ao longo dos últimos anos realizámos inúmeros projetos de consultoria pro-bono de avaliação de impacto social. O mais recente foi feito para a Just a Change, uma associação sem fins lucrativos que reconstrói casas de pessoas carenciadas em Portugal, e para a qual desenvolvemos um modelo de medição de impacto, que avalia os resultados das suas intervenções na vida dos beneficiários.

Como vê o ambiente português para a sustentabilidade, sobretudo ligada à atividade nas empresas?

A sustentabilidade é um tema atual e as empresas, independentemente da sua dimensão, começam a traçar o seu caminho pela sustentabilidade, através da oferta de produtos/ serviços mais sustentáveis, bem como trabalhando processos e políticas internas, no sentido de rever o impacto da sua atuação em toda a cadeia de valor. Inclusivamente, as empresas começam a abordar o tema de forma integrada, não focando só em temas ambientes, mas olhando de forma holística para os desafios presentes em todas as suas vertentes – económica, social e ambiental. Por último, também se começa a assistir a uma alteração no comportamento dos consumidores, que preferem adquirir soluções mais sustentáveis (a diferentes níveis – proteção dos direitos humanos, uso eficiente de recursos, impacto na cadeia de valor), obrigando também empresas e marcas a reformularem a sua oferta, o que gera um ciclo virtuoso a favor de um planeta mais verde e de uma sociedade mais equilibrada.

Como envolvem as vossas pessoas nestes temas? E o que esperam delas no desempenho do seu trabalho, sobretudo nestes mesmos temas?

Temos algumas iniciativas internas, que têm como objetivo partilhar experiências, inspirar à ação e influenciar os nossos colaboradores por decisões mais conscientes. Por exemplo, as «Responsible Talks» são sessões com oradores externos em que falamos de temas que achamos importantes; já falámos de Desperdício Zero, Alimentação e Sustentabilidade, Higiene e Sustentabilidade, Compostagem em temas mais relacionados com o Ambiente, mas também já abordámos outros tópicos como a Diversidade & Inclusão. A somar a isto, temos uma frota automóvel 90% híbrida ou elétrica, eliminámos a utilização de plásticos de utilização única no escritório e estamos a oferecer aos nossos colaboradores um kit de aniversário zero waste, para promover estes princípios fora do ambiente de trabalho.

Em que tipo de pessoas apostam para a everis?

Nascemos com o propósito de ser uma companhia de gente boa e boa gente, e isto é o que nos tem feito criar esta história de sucesso. Procuramos pessoas com atitude, motivadas pelo trabalho em equipa, entusiasmadas com a inovação e a vanguarda tecnológica, que tenham interesse em empreender e desenvolver competências no seio da nossa companhia. A conjugação destes fatores com as necessidades de conhecimento específico de cada área de negócio resulta na identificação dos perfis que procuramos.

.

»»»» Susana Bandarrinha é sustainability officer da everis Portugal, uma empresa que pertence ao Grupo NTT DATA, que tem atividade em mais de 50 países. Localmente, tem mais de 1.300 colaboradores, sendo a perspetiva continuar a crescer e a contratar ao longo do presente ano.