Um reconhecimento para o El Corte Inglés

O El Corte Inglés acaba de ser distinguido pelo trabalho desenvolvido em matéria de inclusão, com uma «Menção de Excelência» e a obtenção, pela terceira edição consecutiva, do «Selo Marca Entidade Empregadora Inclusiva».  

Esta é a primeira vez que uma empresa privada recebe a «Menção de Excelência» no âmbito deste selo. Já em 2017 a empresa tinha sido a primeira do sector privado a receber este reconhecimento. O júri é formado por representantes das associações empresariais, sindicais, organizações da economia social, entidades que apoiam pessoas com deficiência e da administração pública.

A iniciativa do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional promove o reconhecimento e a distinção pública de entidades empregadoras que mereçam destaque nas ações desenvolvidas relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.

No domínio da responsabilidade social e da igualdade de oportunidades, durante os últimos anos a empresa esteve envolvida em dezenas de projetos na comunidade, visando de algum modo o desenvolvimento da inclusão ativa de pessoas com deficiência e incapacidade. Estes projetos de parceria culminaram na contratação efetiva de mais de três dezenas destas pessoas.

Ao mesmo tempo, várias pessoas com deficiência e incapacidade têm beneficiado de estágios profissionais, estágios curriculares ou de formação prática em contexto laboral na empresa.

Ao nível das atividades ocupacionais, o El Corte Inglés estabeleceu nos últimos dois anos, protocolos com organizações parceiras cujos utentes realizaram atividades socialmente úteis na empresa. 

Atualmente, dos mais de 3.000 trabalhadores que a empresa mantém em Portugal cerca de 76 possuem algum grau de deficiência ou incapacidade.

Para além das práticas de recrutamento, seleção e contratação, os projetos da empresa passam pela dinamização de sessões para os beneficiários das instituições e, do mesmo modo, em outros casos, são as instituições que dinamizam sessões tendo em vista a capacitação dos colaboradores do El Corte Inglés na sua preparação para acolher pessoas com deficiência.

A integração de pessoas com deficiência ou incapacidades pressupõe ainda a implementação de ações de ajustamento das condições de trabalho, como seja a adaptação dos meios e equipamentos, a alteração de equipas de trabalho ou das suas tarefas ou mesmo a reorganização dos processos de trabalho.