LG assume transição para energia 100% renovável até 2050

A LG Electronics tornou público o seu compromisso de fazer uma transição completa para energia renovável até 2050, como uma componente-chave da sua estratégia de sustentabilidade. O anúncio, feito no recém-lançado «LG Electronics Sustainability Report» (ver aqui), surge no seguimento da anterior meta de atingir a neutralidade carbónica até 2030 através da iniciativa Zero Carbon 2030 (ver aqui), em que a LG se comprometeu em reduzir as emissões de carbono na fase de produção para 50%, tendo em conta os padrões de 2017 até 2030.

Esta transformação será implementada região a região, começando na América do Norte, em que todos os escritórios e unidades de produção passarão a ser alimentados com energia renovável ao longo do ano. As instalações fabris da LG fora da Coreia do Sul deverão converter 50% das suas necessidades energéticas em energia renovável nos próximos quatro anos.

Alcançar este objetivo a nível global exigirá uma estratégia diversificada, incluindo a instalação de painéis solares LG de alta eficiência nos seus edifícios, estabelecer contratos de compra de energia que permitem às empresas adquirir eletricidade diretamente aos fornecedores, utilizar Renewable Energy Credit (REC) e participar no programa «Green Premium» na Coreia do Sul, o mercado doméstico da LG, para comprar energia limpa à Korea Electric Power Corporation (KEPCO).

Atualmente, a LG encontra-se num processo de instalação de módulos solares com capacidade de 3,2 MW numa fábrica em Noida, na Índia, gerando eletricidade suficiente para alimentar também a área de escritórios administrativos. Este projeto será expandido como parte do Clean Development Mechanism (CDM), permitindo que a LG obtenha certificados de redução de carbono da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC) – de assinalar que o projeto CDM permite que as empresas obtenham créditos certificados de redução de emissões (CER) ao investir em projetos em países em desenvolvimento (os CER podem ser comercializados, vendidos e utilizados para cumprir parte das metas de redução de emissões do Protocolo de Quioto).

Park Pyung-gu, vice-presidente sénior da LG Electronics Safety & Environment Division, referiu: «O nosso compromisso em criar uma vida melhor para todos pode ser otimizado pela transição da LG para energia renovável e pela neutralidade carbónica. No mundo de hoje, a inovação não acontece apenas no laboratório, uma vez que também deve acontecer nas nossas fábricas e escritórios. Os produtores dos dias de hoje têm uma oportunidade única de dar à próxima geração um mundo que vale a pena herdar, e na LG levamos essa responsabilidade muito a sério.»

.

A LG Electronics em Portugal

A LG Electronics Portugal foi fundada em 2003 e emprega cerca de 90 colaboradores. A empresa, que alcançou em 2020 receitas globais no valor de cerca de 47 mil milhões de euros (em Portugal 200 milhões), engloba quatro unidades de negócio – Home Entertainment, Home Appliances, Business Solutions e Air Conditioning –, sendo distribuidor no nosso país de televisores OLED e NanoCell, sistemas de som XBoom, frigoríficos – combinados e americanos –, máquinas de lavar loiça e roupa, portáteis, projetores e monitores, sistemas de ar condicionado, entre outros. Ao nível da área business to business (B2B), a oferta da LG conta com um portefólio vasto, que inclui Sinalética Digital, Commercial TV e Solar Solutions.