Cibersegurança em RH deve seguir as boas práticas

De acordo com o último report da equipa de cibersegurança da Seresco, empresa tecnológica especializada em processamento salarial, recentemente mais de oito mil milhões de palavras-passe foram publicadas em fóruns de hackers. Estas palavras-passe são compilações de palavras-passe roubadas em vários ataques, ao longo do tempo.

São inúmeros os ataques informáticos, por diversas vias e formas, que têm proliferado nos últimos anos, e os mesmos continuam a crescer. Por isso, a equipa de cibersegurança da Seresco tem desenvolvido para os seus clientes um serviço de suporte único neste importante tópico para a área de recursos humanos (RH) das empresas, de forma a garantir proteção da informação das empresas e dos seus colaboradores.

Para evitar burlas neste âmbito, são as seguintes as recomendações da Seresco:

1. Não abrir e-mails de utilizadores desconhecidos ou que não tenham sido solicitados: devem ser eliminados diretamente ou, em caso de dúvida, deve consultar-se o departamento de sistemas da empresa.

2. Verificar sempre os links antes de clicar neles, mesmo que provenham de contactos conhecidos.

3. Ter cuidado com anexos inesperados, mesmo que provenham de contactos conhecidos.

4. Se se descarregar ou receber um ficheiro Microsoft Office, nunca deve ativar-se a opção «editar ficheiro», a menos que se tenha a certeza de que o mesmo é legítimo.

5. Não fazer uso do endereço eletrónico da sua empresa (vulgo e-mail profissional) para o registo de serviços externos que não estejam relacionados com o trabalho.

6. Não instalar programas sem prévio conhecimento e consentimento da empresa.

7. Mudar a palavra-passe pelo menos de seis em seis meses.

8. Em caso de dúvida, consultar no site de verificação de palavras-passe (aqui) se a própria palavra-passe aparece na lista de roubadas.

.

Nota: imagem Seresco