Um estudo divulgado recentemente revela que o renting é a opção mais vantajosa para quem quer trocar de carro. Trata-se do estudo «Vários Caminhos para a Mesma Viagem – Compra, Leasing ou Renting?», desenvolvido pela equipa de consultoria da LeasePlan, que concluiu que o renting é 16% mais competitivo de que a compra para particulares; já para as empresas, onde se compara também o leasing, o renting surge também vencedor, sendo 22% mais barato do que a compra e 21% mais barato do que o leasing.
O estudo, um exercício que analisou os custos de utilização e que permitiu descrever cada modelo de gestão/ aquisição, desmistifica não só os elementos a ter em conta para uma efetiva comparação financeira entre os diversos modelos, mas sobretudo mostra as vantagens e desvantagens de cada modelo de gestão. Vem confirmar que o renting é o modelo de gestão onde os custos totais de utilização são menores, tanto para clientes particulares como para empresas.
Num documento da LeasePlan pode ler-se: «No atual contexto de incerteza que vivemos, o renting é, sem dúvida, o modelo onde a flexibilidade contratual surge como um dos critérios mais importantes a ter em conta. A possibilidade de, a qualquer momento, ajustar o veículo a novas necessidades ou até mesmo terminar o contrato de forma antecipada, permite ao cliente não hipotecar as suas decisões e desfrutar de uma liberdade que dificilmente encontra nos outros modelos de aquisição. Num novo contexto de serviços por subscrição, pela sua própria abordagem de car-as-a-service, o renting é o modelo melhor preparado para responder às novas tendências no sector automóvel, apresentando um pacote de serviços simples, modular e descomprometido.»
A previsibilidade de custos é outra das mais-valias do renting, uma vez que a locadora faz uma previsão do valor residual do veículo no início do contrato e, assim, calcula as rendas mensais (incluindo a depreciação e os juros). Todos os custos previsíveis e imprevisíveis que poderão ocorrer durante o ciclo de vida do veículo, como o IUC, a substituição de pneus, vidros, correias de distribuição, entre outros, ficarão a cargo da locadora, proprietária do veículo. Fiscalmente o renting é também o modelo mais vantajoso, uma vez que incide apenas sobre o valor de utilização do veículo.
O estudo está disponível aqui.
De assinalar que a LeasePlan tem posição de destaque nacional em dois mercados em grande crescimento: car-as-a-service, no caso de carros novos, através do negócio LeasePlan, e carros usados de alta qualidade, com três a quatro anos, através do negócio CarNext. Para o negócio de car-as-a-service a LeasePlan compra, financia e gere veículos novos para os seus clientes, fornecendo um serviço completo nos seus contratos, que tipicamente têm duração de três a quatro anos. A LeasePlan tem aproximadamente 1,9 milhões de veículos sob gestão em mais de 30 países. Com mais de 50 anos de experiência, a sua missão é «fornecer what’s next em soluções de mobilidade sustentável, para que os clientes se possam concentrar em what’s next».