agap2IT
Vontade de aprender, força, amizade, espírito lutador e companheirismo

Lília Silva, da agap2IT, destaca o papel desta consultora de tecnologia e inovação em termos de ativação de talento, preparando as novas gerações para o mercado. «Dispomos de academias que preparam recém-licenciados, profissionais formados ou requalificados noutros módulos de ensino para os desafios de inovação de hoje e de amanhã», assinala a talent manager.

Texto: Redação Human Foto: DR

.

Apostando na implementação de soluções originais numa lógica de diferenciação de atuação e entrada em novos mercados, a agap2IT ativa a inovação e a digitalização das empresas com uma oferta de serviços compartimentada nas seguintes áreas: agap2IT Technology Services (ATS), Digital eXperience Solutions (DXS), Nearshore Technology Services (NTS) e Labs. Lília Silva, talent manager desta consultora com um percurso de mais de 15 anos, assinala o facto de serem reconhecidos «pela capacidade de gerar valor aos clientes com base em especialização em inovação e tecnologia». A agap2IT tem presença em 11 países (Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Luxemburgo, Holanda, Itália, Portugal, Suécia e Suíça) e tem vindo a concretizar projetos dispersos por quatro continentes. 

Lília Silva partilha que na década e meia de história da consultora viveram «momentos desafiantes que permitiram abraçar o atípico ano de 2020 com confiança e experiência», sendo que mesmo com as dificuldades que esse ano trouxe conseguiram «superar os objetivos». E acrescenta: «A totalidade da equipa passou a trabalhar via remota em poucos dias. Novos clientes passaram a confiar na agap2IT para a sua transformação digital. Tivemos a agilidade e o espírito de equipa necessários para reorganizar o modelo de trabalho de mais de 400 colaboradores e repensar as soluções que entregamos, para ir ao encontro de novas necessidades e exigências.» Adicionalmente, a consultora tem mantido a política de reforço de equipa, com a entrada de mais de 80 colaboradores. «Procuramos pessoas com uma componente técnica de developer nas suas várias vertentes, capazes de responder aos desafios das empresas e dos seus negócios. Temos um papel também na ativação de talento, preparando as novas gerações para o mercado. Nesse sentido, dispomos de academias que preparam recém-licenciados, profissionais formados ou requalificados noutros módulos de ensino para os desafios de inovação de hoje e de amanhã. São integrados na nossa área Labs, numa formação prática que inclui o desenvolvimento de soluções de I&D [investigação e desenvolvimento].»

Empresa heterogênea, com colaboradores de vários escalões etários e origens muito diferentes, nas novas contratações a agap2IT procura que tenham características que enriqueçam o seu historial de crescimento contínuo. «Queremos que evoluam connosco e que nos façam superar novas marcas», diz a responsável. Queremos vontade de aprender, força, amizade, espírito lutador, companheirismo. São algumas características que valorizamos nos novos elementos e que estão espelhados no nosso programa de employer branding.» 

Como referido, o balanço relativo ao período da pandemia é bem positivo para a agap2IT. Lília Silva assinala: «Conseguimos adaptar-nos rapidamente à situação de teletrabalho e colocar os todos os trabalhadores a desempenhar a sua função de forma remota, preservando a sua saúde e a sua segurança. O contacto seja com os colaboradores, seja com os clientes foi redobrado durante este período onde o distanciamento social se tornou norma. Acreditamos que a pandemia foi um catalisador para aproximar a equipa e para proporcionar um nível superior de funcionamento. Preservando a saúde de todos, comprovou-se que é possível melhorar o work-lifebalance sem perda de qualidade nos serviços disponibilizados pela agap2IT.»  

Segundo a responsável, «o confinamento e a falta de contacto presencial entre cada elemento de cada equipa foram realmente os grandes desafios», tendo as respostas sido implementadas a dois níveis: «Primeiro, a nível técnico de infraestrutura tecnológica com plataformas que nos permitiam comunicar e trabalhar remotamente; depois, a nível de gestão de recursos humanos, em que nos últimos 13 meses, com grande esforço, foram implementados processos que nos permitem saber como está cada colaborador e perceber se poderemos ajudar em qualquer assunto que esteja ao nosso alcance.»

Neste tempo, cada equipa da agap2IT implementou ferramentas digitais para gerir o seu trabalho remotamente. «Estamos num sector como o da tecnologia, o que nos permite ter experiência no planeamento, na execução e na colaboração intra e inter-equipas», frisa Lília Silva, que partilha que «trabalhar remotamente ou gerir a comunicação de uma vasta equipa tornou-se só novidade pela escala de pessoas envolvidas».  E «o facto de as tarefas estarem muito bem definidas e estruturadas também ajudou ao bom funcionamento do trabalho remoto, assegurando a saúde dos colaboradores e a qualidade de serviço para os clientes».

A responsável destaca também as reuniões periódicas de ponto de situação, acompanhamento constante por canais de comunicação digitais e chamadas telefónicas regulares aos consultores. «Ouvir, estar presente na vida dos colaboradores foi essencial para fomentar a aproximação e criar sinergias», diz, assinalando ainda outras ideias de dinâmicas que foram postas em prática, como a criação de eventos de partilha on-line».

Em resumo, «existiu um esforço adicional por parte das equipas responsáveis pela gestão de talento e pela nossa equipa de management; ter muitos colaboradores a trabalhar fora de sede já era uma realidade que conhecíamos, mas ter todos isolados em casa é um desafio complementarmente diferente, e aí a única forma de integração e potenciar a cultura foi aumentar o contacto remoto com cada um», conclui.

.

agap2IT

Sede: Lisboa

Atividade: Consultoria de tecnologia e inovação

Colaboradores: 458 (349 homens, 109 mulheres)

Colaboradores em trabalho remoto durante o período de pandemia: 100%

Opção por lay-off durante o período de pandemia: Não

Média de idades: 34 anos

Colaboradores com formação superior: 80%

Mulheres em cargos de direção: 3

Salário médio: ND

Antiguidade média: 44 meses

Site: https://www.agap2-it.pt

.

Nota: a agap2IT foi uma das empresas distinguidas no «Índice da Excelência», da Neves de Almeida | HR Consulting em parceria com o INDEG-ISCTE e as revistas «Human Resources Portugal» e «Executive Digest»: surge em quarto lugar na categoria «Grandes Empresas».