Savills integra Pacto de Mobilidade Empresarial para Lisboa

A Savills, consultora imobiliária internacional, associou-se recentemente ao Pacto de Mobilidade Empresarial para a cidade de Lisboa, tendo por base as diversas iniciativas que tem aplicado no seu método de trabalho, para contribuir para uma mobilidade mais sustentável na capital portuguesa.

A consultora tem procurado implementar várias medidas que contribuam para o bem-estar do ambiente e dos seus trabalhadores. Foram implementadas ferramentas de trabalho remoto e alterações na organização do escritório, que permitem uma maior flexibilidade no dia-a-dia de cada colaborador, e sistemas de rotatividade que permitem o teletrabalho a quem o desejar.

Em 2017, a consultora decidiu adquirir apenas veículos elétricos ou híbridos para a sua frota, sendo que neste momento 54% é composta por veículos elétricos e 23% por veículos híbridos.

A Savills também tem no edifício que ocupa estacionamento próprio para bicicletas e promoveu a pool de carros desde o início da pandemia, o que acaba por contribuir para uma redução da deslocação automóvel e da emissão de gases.

Relativamente ao trabalho realizado pela Savills, também têm sido aplicadas medidas nos projetos desenvolvidos, nomeadamente através da implementação de estacionamentos para as bicicletas em todos os projetos de renovação de edifícios, promoção de lugares de parqueamento com carregadores para carros verdes e o desenvolvimento de soluções de workplace que permitam uma maior flexibilidade dos locais de trabalho, tais como a construção de salas de reunião remotas ou lugares rotativos (hot desking).

O Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa é um compromisso promovido pela WBCSD, pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), pelo BCSD Portugal e pelas empresas e instituições que façam parte deste universo.

Este acordo pretende contribuir para uma mobilidade mais sustentável na capital, através de ações concretas. Com ele, as empresas comprometem-se a contribuir para a otimização e a descarbonização das operações e as frotas das diferentes entidades, promover a diversificação e integração do mix modal e promover o crescimento do uso de transporte multimodal coletivo e inclusivo.