McDonald’s Portugal assinala 30 anos de contributos para o país

A McDonald’s lançou o relatório «30 anos de McDonald’s em Portugal», em comemoração das três décadas de presença no país. Dedicado ao tema «Aqui para fazer bem – Refletir sobre impactos, partilhar sobre o futuro», o documento apresenta a história de sucesso da marca na integração nacional e de contributo para a economia e o desenvolvimento local, reconhecidos interna e externamente por stakeholders e consumidores.

Com um investimento de cerca de 200 milhões de euros só nos últimos 10 anos, e trabalhando com mais de 700 empresas portuguesas entre bens, serviços e matérias-primas que representam 70% do total de fornecedores da marca, a McDonald’s emprega hoje em Portugal cerca de 8.500 pessoas. Os atuais 183 restaurantes são geridos, em 90%, em regime de franchising por 42 empresários portugueses.

O primeiro restaurante McDonald’s em Portugal foi inaugurado a 23 de maio de 1991, no CascaiShopping. Desde então, o contributo para a economia portuguesa e o número de produtores nacionais não tem parado de aumentar, contando hoje com mais de 30 fornecedores portugueses que garantem grande parte dos ingredientes dos Menus McDonald’s e que correspondem a 40% das compras (em valor) da empresa em matéria-prima. Esta estratégia, aliada às elevadas exigências de qualidade auditadas e certificadas pela McDonald’s, tem resultado na projeção internacional destes fornecedores; atualmente, são já exportados para outros mercados ingredientes como cebola do Alqueva e tomate de Castanheira do Ribatejo.

O investimento em fornecedores locais ilustra o posicionamento da marca em Portugal no que respeita à integração nas comunidades. Com presença em 18 distritos e 73 cidades do país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, os restaurantes McDonald’s têm o objetivo de criar impacto positivo e contribuir para o desenvolvimento local, quer pelas opções de emprego que cria a cada nova inauguração, quer pelo apoio a associações e causas relevantes para os consumidores. Este propósito faz parte do ADN da marca, comprovado pelo apoio prestado pelos franquiados aos projetos da Fundação Infantil Ronald McDonald, que tem a missão de aproximar as famílias deslocadas com crianças em tratamento hospitalar. No seu conjunto, as duas Casas Ronald McDonald (desde 2008, em Lisboa, e desde 2013, no Porto) e o Espaço Ronald McDonald (desde 2017, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa) acolheram já mais de 3.700 famílias. Ao longo destes 30 anos têm sido apoiadas centenas de entidades a nível local e, recentemente, no contexto da pandemia por coronavírus, foram oferecidas mais de 140 mil refeições a profissionais de saúde e doadas mais de 13 toneladas de alimentos à Rede de Emergência Alimentar.

A capacidade de adaptação da marca ao exigente período que o país e o mundo atravessam deve-se sobretudo à forma como, ao longo destes 30 anos, a McDonald’s tem apostado no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. Como porta de entrada no mercado de trabalho (cerca de metade dos colaboradores têm menos de 25 anos, e mais de 800 frequentam o Ensino Superior), as oportunidades de carreira na McDonald’s são uma realidade. Prova disso, é que mais de 90% dos gerentes McDonald’s começaram a sua carreira como funcionários nos restaurantes, e cerca de 50% dos colaboradores da sede da McDonald’s em Portugal iniciaram a sua carreira nos restaurantes. Hoje, muitas destas pessoas ocupam lugares de destaque na empresa, quer em Portugal quer no estrangeiro, ou evoluíram no seu desenvolvimento profissional em empresas de outras áreas.

30 anos depois da chegada a Portugal, o balanço da McDonald’s no país é positivo, sobretudo porque a marca sempre privilegiou o diálogo com os seus consumidores como forma de acompanhar a evolução das suas preferências e as atuais tendências. Foi por esta razão que foi sempre capaz de se reinventar, mantendo-se coerente com os seus valores, continuando a servir os seus consumidores de forma consistente.  A McDonald’s sempre apostou numa estratégia de diferenciação no mercado da restauração, quer em termos de variedade de produtos, quer ao nível do conceito de serviço, da rapidez e da conveniência. A diferenciação ao nível de produtos, de serviços, da imagem dos restaurantes e da inovação tem sido a estratégia-chave da marca para a consolidação da liderança no mercado.

Nos restaurantes a inovação está presente na criação de novas áreas de negócio, como a oferta do pequeno-almoço, na melhoria da experiência da refeição, através da introdução de tecnologia e serviços que se adequam às novas tendências da sociedade, como tablets, quiosques multimédia (Self-Order Kiosk), Serviço à Mesa, Programa de Fidelização, McDelivery e a mais recente funcionalidade Pedidos Mobile.

O crescimento da McDonald’s em Portugal tem sido acompanhado pela melhoria do impacto ambiental da marca, que se posiciona hoje em três áreas estratégicas: as embalagens e redução de resíduos, a reciclagem e economia circular e ainda a redução de emissões. É nesse sentido que a marca tem vindo a implementar desde 2019 um processo de transição alargada das embalagens de uso único para materiais mais sustentáveis como papel de origem certificada, o que irá permitir à McDonald’s reduzir, no país, o consumo de plástico em mais de 500 toneladas por ano, número que inclui 68 milhões de palhinhas e mais de 72 milhões de tampas de bebidas, entre outros. A marca também se comprometeu recentemente com a aposta na mobilidade verde: até ao final de 2022, a McDonald’s estima instalar novos carregadores elétricos rápidos em cerca de 75 dos seus restaurantes McDrive, sendo que este ano (2021) a meta é equipar já 50 restaurantes (100 pontos de carregamento) com estes novos equipamentos.

Tudo o que a McDonald’s faz tem de fazer todo o sentido para as pessoas, para as comunidades e para o planeta, em cada momento. Este é o papel da McDonald’s: fazer a diferença e retribuir, em Portugal, há 30 anos.

Inês Lima, diretora-geral da McDonald’s Portugal, refere: «Aproveitando as sinergias do conhecimento global, mas mantendo um espírito e uma equipa local, somos hoje, em 30 anos de presença em Portugal, uma referência na criação de empresas e na dinamização da economia nacional e local. Enquanto marca responsável, procuramos estar sempre ao lado dos portugueses e, de forma positiva e otimista, desafiá-los e inspirá-los a desfrutar de pequenos bons momentos do dia-a-dia. Para tal, inovamos constantemente a nossa oferta ao nível de sanduíches, apostando na qualidade e na melhor combinação de ingredientes, sempre na procura do melhor sabor, o sabor McDonald’s. E como o que servimos é tão importante quanto as pessoas e as comunidades que impactamos, os nossos franquiados, verdadeiros vizinhos nas comunidades, têm uma forte ligação com instituições locais e são, sem dúvida, impulsionadores de relevo na criação de emprego e muitas vezes em zonas mais esquecidas do país. Sendo uma marca global, é localmente que fazemos e queremos continuar a fazer bem – às nossas pessoas, aos nossos parceiros, às comunidades – para sermos reconhecidos e admirados por todos os que nos visitam, mas também por aqueles que nos representam – colaboradores, franquiados e parceiros.»

O relatório «30 anos de McDonald’s em Portugal» pode ser acedido aqui.