Emprego no sector dos seguros a crescer em Lisboa

Segundo dados da Michael Page, consultora global de recrutamento, a procura por perfis no sector dos seguros aumentou, este ano, 20% na região de Lisboa.

O dinamismo do mercado da região de Lisboa, com a crescente procura por talento no sector segurador, tem contribuído para o reforço da contratação da equipa de consultores especializados da Michael Page para dar resposta às necessidades.

Inês Paes de Vasconcelos, senior associate manager e responsável pelo sector de Insurance da Michael Page, partilha: «A crise consequente da pandemia alterou a mentalidade das seguradoras e brokers do s6cetor de Insurance, que valorizam mais as competências dos candidatos sem que a localização geográfica seja um obstáculo. Isto permitiu que o talento que antes vivia numa localização durante a semana e passava o fim-de-semana noutra, pudesse residir no mesmo sítio.»

A aceleração do sector segurador observada no decorrer deste ano é um reflexo da estabilidade do sector em 2020 e caracteriza-se como uma das poucas áreas que não sofreu alterações significativas devido à crise de saúde. No entanto, há alguns anos que se encontra num processo importante de transformação digital e adaptação tecnológica que lhe permite gerar valor, atrair e reter o melhor talento para se manter competitivo.

«Neste contexto, a procura de perfis qualificados permitiu que muitas empresas abrissem os seus horizontes, especialmente em funções de serviços centrais como finanças, atuarial ou subscrição, que estavam anteriormente sujeitas à localização física da sede da empresa, e que devido à digitalização e ao auge do teletrabalho, podem expandir a contratação deste tipo de talento a outras localizações», explica Inês Paes de Vasconcelos.

Em termos de objetivos, para que as empresas ultrapassem os desafios e beneficiem das oportunidades do sector, é necessário que estabeleçam estratégias claras que garantam a sua produtividade e reforcem o seu processo de digitalização. Neste sentido, os perfis importantes, mais técnicos e ligados à análise de dados (principalmente atuários e data scientists), encontram-se entre os mais procurados para o desenvolvimento da atividade dos seguros.

A nível de nichos de mercado, é possível observar em Lisboa uma presença importante de mediação profissional, o que incentiva a que os maiores corretores do país tenham a sua sede na capital.

Relativamente à tendência salarial, existe um alinhamento gradual das faixas salariais a nível nacional. De modo a reter talento, o sector tem apostado na atribuição do pacote salarial com fringe benefits, incluindo seguro de vida, acidentes e saúde, carro da empresa, ticket restaurante e plano de pensões (em posições de gestão).

Para as funções técnicas de atuário sénior e subscritor, a remuneração máxima para a região de Lisboa é de 63 mil euros anuais brutos, enquanto um gestor de sinistros pode auferir até 21 mil euros anuais brutos. Relativamente às funções de negócio, o salário de diretor comercial brokers, numa base de 70 mil euros, pode chegar a 120 mil euros, e um account broker pode auferir entre 25 mil a 50 mil euros anuais brutos. No caso das funções comerciais de agentes, a remuneração média oscila entre 18 mil a cerca de 26 mil euros anuais brutos, na região de Lisboa.