Uma semana por ano para os colaboradores pensarem

Há uma empresa portuguesa que concede uma semana paga aos seus colaboradores para que se desliguem do dia-a-dia das suas funções. «Think Week» é uma semana que prevê cinco dias totalmente pagos pela Barkyn, num ambiente fora do local de trabalho e cujo objetivo é estimular novas formas de desenvolvimento individual e do negócio. A iniciativa fará parte da lista de políticas internas de bem-estar da Barkyn já a partir deste mês de junho. 

Elegível para todos os colaboradores na empresa há pelo menos um ano, a «Think Week» acontece fora do local de trabalho habitual, em ambiente rural, numa semana sem horários onde o funcionário desliga e sai das atividades diárias da empresa, procurando estimular o distanciamento suficiente para encontrar novas soluções. Durante estes cinco dias são preparados espaços para formações, pesquisa, leitura, voluntariado, conversas com especialistas internacionais e tempo dedicado para pensar. O colaborador apresentará depois à equipa ideias para melhorias ou projetos internos.

Joana Recharte, people and culture manager da Barkyn, referiu: «Num ambiente estimulante e de crescimento rápido, sabemos o quão importante é, por vezes, parar para refletir. A ‘Think Week’ é uma poderosa ferramenta de inovação e criatividade onde há espaço para que novas soluções floresçam. O colaborador é munido de todas as ferramentas para que possa pesquisar, desenvolver e aprender temáticas, e, terminada a semana de reflexão, as aprendizagens são partilhadas e colocadas em prática.”

A start-up portuguesa é atualmente composta por mais de 50 colaboradores de seis nacionalidades e está a contratar para marketing e tecnologia. A empresa é internacionalmente conhecida pelas suas políticas diferenciadas de bem-estar para os seus funcionários como licença de maternidade canina, uma semana de licença suportada pela empresa quando um colaborador acolhe um cão ou creche canina paga para tomar conta dos cães durante o dia de trabalho.