Sonae MC forma 36 jovens para a liderança no retalho alimentar

A Sonae MC encerrou a quinta edição do seu programa de gestão e liderança «Future Leaders @ Retail», uma iniciativa que, pela primeira vez, foi dirigida apenas ao talento interno. O desenvolvimento de 36 novos líderes do retalho ocorreu durante seis meses, permitindo a aquisição de competências nas áreas core do negócio da empresa: Operações de Loja, Comercial e Logística. A liderança assumiu desde sempre uma posição de destaque neste processo formativo. Este ano, com a envolvência de um contexto particular, e num movimento de transformação contínua, o «Lead Better», que pretende sustentar o futuro da organização e o desenvolvimento de cada um dos novos líderes.

Vera Rodrigues, head of people da Sonae MC, referiu: «Na Edição 2020/ 21, apostámos mais do que nunca na promoção e no desenvolvimento do talento interno, contribuindo para o objetivo estratégico de valorização das nossas pessoas, garantindo-lhes oportunidades efetivas de desenvolvimento. Ao fazer emergir o melhor das nossas pessoas, com otimismo, confiança e autonomia, promovemos líderes mais ágeis, mais próximos, mais humanos. Na Sonae MC acreditamos que os nossos líderes têm um papel absolutamente determinante no desenvolvimento das nossas pessoas, proporcionando-lhes uma employee experience de excelência. E é por isso que a aposta em programas de liderança como o ‘Future Leaders @ Retail’ continua a ser inquestionável para Sonae MC. É através de programas como este que cumprimos o nosso propósito.»

O programa contou com o contributo de 350 tutores, 90 formadores e 34 mentores e treinadores, que transmitiram todo o conhecimento e toda a experiência em retalho alimentar da Sonae MC. Este percurso traduz-se em 50 dias de formação teórico-prática e 70 dias de formação 100% prática, em áreas específicas de cada negócio. A partilha de experiências com líderes de referência na organização, as sessões de mentoring, coaching e todo o networking potenciaram as aprendizagens.

A viagem culminou com o «Challenge Project», a apresentação de projetos, de soluções arrojadas aos desafios do negócio da Sonae MC. A Direção de Inovação incentivou os participantes a serem disruptivos e a quebrar o status quo perante a realidade que encontraram.

A conclusão do programa representa o início de uma nova etapa nas operações de loja na Sonae MC.